05 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Profissionais são homenageadas em órgãos da área assistencial
Três unidades municipais de assistência social de Penápolis passaram a contar nova denominação, em homenagem a mulheres que atuaram para o desenvolvimento da área em Penápolis. As saudosas profissionais Aparecida Roeda Garcia Zambrozi, Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim e Yone Lacava Pereira passam a nomear os órgãos públicos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu a denominação de “Aparecida Roeda Garcia Zambrozi”, antiga secretária da pasta. O Centro de Referência de Assistência Social - Cras Eldorado passa a homenagear a assistente social “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim”. O Cras do bairro Planalto agora é chamado de Cras “Yone Lacava Pereira”, profissional de Assistência Social.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, a ideia foi criar uma identidade para cada órgão e homenagear pessoas que atuaram para o desenvolvimento da área socioassistencial de Penápolis. “Pensamos junto aos servidores da secretaria em profissionais que tiveram atuação na área social e contribuíram para a evolução do setor”, afirmou.
“Entramos em contato com as famílias de cada uma das profissionais que aceitaram de imediato a homenagem. Agradecemos aos familiares que nos deram a oportunidade de relembrar a trajetória profissional de cada uma e homenageá-las”, destacou o secretário. O projeto de lei enviado pela Prefeitura de Penápolis teve aprovação unânime na Câmara de Vereadores.
Com a aprovação das leis, todos os órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social receberam denominações que homenageiam pessoas que contribuíram com a área assistencial. Em novembro de 2021, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) recebeu a denominação de Valdemar Ferreira, munícipe com longa trajetória em ações sociais.

Conheça as profissionais homenageadas:

- Secretaria de Desenvolvimento Social “Aparecida Roeda Garcia Zambrozi”
Nascida em 30 de março de 1947, filha de Francisco Garcia Filho e Maria Roeda Garcia. Estudou como interna no colégio Católico Francisco Coração de Maria em Penápolis, onde se formou no curso Normal, iniciando sua carreira como professora.
Cursou licenciatura em Letras na Faculdade de Filosofia e Letras de Penápolis e se especializou na área de educação na Faculdade de Filosofia e Letras de Lins. Ao longo de sua carreira profissional, ocupou diversos cargos e se aposentou como Supervisora de Ensino.
Em maio de 2011, foi convidada a ocupar o cargo de secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, atuando até dezembro de 2012. Faleceu em outubro de 2020.

- Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim”
Nascida em 06 de fevereiro de 1956, folha de Francisco Lopes Morija e Rosa Garcia Lopes. Formou-se em Serviço Social pela Faculdade Auxilium de Lins e atuou como profissional no SOS (Serviço de Obras Sociais) de Penápolis. Passou a trabalhar como funcionária pública estadual na Secretaria de Promoção Social em Presidente Prudente. Após transferência, passou a integrar a equipe de ação social, hoje denominada Drads (Diretoria regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araçatuba. Também atuou na Secretaria de Assistência Social em Penápolis.
Após mudança para Itu, passou a trabalhar em Sorocaba como assistente social da Secretaria de Saúde. Faleceu em março de 2007.

- Cras Planalto “Yone Lacava Pereira”
Nascida em 12 de dezembro de 1936, filha de Nicola Lacava e Philomena Mattiazzo Lacava. Formou-se como no curso Normal o Instituto Educacional Carlos Sampaio Filho, atuando como professora primária em bairros rurais de Penápolis. Concluiu o curso de Serviço Social na Faculdade de Lins em 1964. Foi nomeada funcionária pública estadual atuando na Secretaria de Serviço Social em São Paulo. Foi transferida para a equipe de ação social, hoje denominada Drads (Diretoria regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araçatuba. Exerceu a mesma função em Penápolis e deu assistência em diversos municípios da região.
Foi responsável pelo direcionamento e acompanhamento de verbas públicas às entidades assistenciais nos municípios. Na década de 90, fomentou e coordenou a formação de núcleos de idosos para atividades de socialização. Aposentou-se como supervisora da equipe de ação social de Penápolis, da Divisão regional da Promoção Social de Araçatuba. Faleceu em outubro de 2019.