23 AGO 2023
Servidores participam de capacitação sobre Gestão Educacional
Para o curso, os profissionais foram divididos em grupos de coordenadores pedagógicos e diretores de escola
Diretores e coordenadores do ensino infantil e fundamental da Secretaria Municipal de Educação iniciaram nesta terça-feira (22) a capacitação em Gestão Educacional. O curso se estende até o mês de novembro e é voltado especificamente para os profissionais que atuam na educação municipal.
A capacitação é ministrada pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), contratada pela Prefeitura, por meio processo público. A secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, além dos investimentos em estrutura física das unidades escolares e em material pedagógico, é necessário focar na capacitação dos profissionais.
“Com uma estrutura adequada e completa, buscamos o aperfeiçoamento profissional para que toda a equipe possa desenvolver seu trabalho pedagógico para oferecer melhor qualidade de ensino. Já estamos entre as melhores notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas buscamos alcançar melhores avaliações”, contou a secretária.
Os profissionais foram divididos em grupos de coordenadores pedagógicos e diretores de escola. Ao todo, serão cinco encontros para cada turma que ocorrem nas dependências da Funepe até novembro. Ainda segundo a secretária de Educação, a partir dos conhecimentos obtidos durante o curso, os profissionais devem fazer uma reflexão em seu ambiente de trabalho.
“O aprendizado adquirido durante as aulas presenciais devem ser desenvolvidos no ambiente escolar. O profissional deve ter um período de estudo e reflexão para avaliar quais as necessidades de sua escola, projetos, dúvidas e propostas para a melhoria da educação”, acrescentou Neira.

Conteúdo
O curso de Gestão Educacional se justifica pela necessidade de proporcionar formação continuada aos servidores párea uma atuação mais consciente, fundamentada e qualificada.
Para os coordenadores pedagógicos, o conteúdo do curso abrange a função coordenadora – princípios e finalidades, responsabilidades específicas da função (requisitos legais e normativos), o papel do coordenador pedagógico na estrutura das unidades escolares.
O conteúdo ainda traz conhecimentos de gestão dos processos de ensino e de aprendizagem, relações interpessoais nas atividades de coordenação, liderança nas práticas de gestão pedagógica e planos de ação da coordenação.
Os diretores de escola terão conteúdo específico durante o curso. O papel do diretor no desenvolvimento da escola, responsabilidades específicas da função (requisitos legais e normativos), matriz nacional comum de competências do diretor escolar, planejamento e organização escolar são alguns dos temas do curso.
A capacitação ainda aborda o acompanhamento e monitoramento do ensino e da aprendizagem, gestão de resultados educacionais, exercício da liderança nas práticas de gestão escolar, gestão democrática e participativa, clima organizacional, gestão da vida funcional, gestão do espaço físico e do patrimônio, gestão administrativa e planos de ação da direção.