Em funcionamento desde o último mês de abril, o Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação” tem atendido gratuitamente os estudantes da rede municipal que apresentam dificuldade de aprendizado ou características diferenciais de comportamento. Para aprimoramento das ações, a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que garante inclusive o atendimento com pediatra para avaliação e encaminhamento a especialistas em caso de necessidade.
Na última quarta-feira (30) a secretária de Educação, professora Neira Pinheiro, reuniu-se com a vice-prefeita de Penápolis, a médica Mirela Fink, para tratar do atendimento às crianças com estas condições no âmbito escolar. Por ser médica pediatra, a vice-prefeita vem acompanhando de perto, entre outras atividades, o atendimento do Núcleo Multidisciplinar.
Na ocasião Mirela Fink se fez acompanhar por outra médica pediatra, Silvia Lopes Vaz Girotto, que faz parte do quadro municipal e atende a comunidade na unidade Macro II (Centro de Saúde). Segundo explicou a vice-prefeita, esta é a profissional que presta o atendimento às crianças encaminhadas pela rede escolar – municipal ou não – após os professores identificarem a necessidade de avaliação médica devido a vários fatores.
“É uma pediatra com olhar especialmente voltado a crianças com deficiência ou com atrasos no desenvolvimento cognitivo, já tendo atuado na área e com muita experiência. Após o professor verificar algum tipo de dificuldade no aprendizado e encaminhar para o atendimento médico, é ela quem trabalha com a hipótese diagnóstica”, revelou a vice-prefeita.
“A partir deste momento, identificando necessidade, é feito o encaminhamento para especialistas da área médica via Cimpe, que é o Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis. Este mesmo serviço também dispõe de equipe multidisciplinar para atendimento de alunos que não sejam da rede municipal. Ninguém fica desassistido”, garantiu Mirela.
Demanda
Ela ainda frisou que o atendimento de alunos com deficiência ou atrasos no desenvolvimento escolar com a pediatra Silvia Girotto não ocorre em livre demanda, e se dá apenas por meio de um encaminhamento padrão prévio da escola onde a criança está matriculada.
A vice-prefeita considera muito especial a parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Saúde para viabilização desta atenção especial às crianças em fase escolar.
“Como profissional da área médica posso afirmar seguramente que o diagnóstico e intervenção precoce de qualquer tipo de deficiência ou transtorno leva a melhores resultados terapêuticos, mesmo que a longo prazo. Quanto antes atuarmos junto ao aluno, melhor será seu desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou.
Conquista
Mirela Fink ressaltou que Penápolis é referência na criação do Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação”, e que fica satisfeita em poder colaborar para esta conquista da comunidade.
A sede do serviço está localizada à rua Brasil, 581, Centro, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes. A equipe do Núcleo Multidisciplinar é formada por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma pedagoga, uma professora de atendimento educacional especializado, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais.
O encaminhamento dos estudantes ocorre por meio dos professores; eles detectam a necessidade do aluno, preenchem o encaminhamento e o atendimento é iniciado imediatamente.
A criação e implantação do Núcleo Multidisciplinar atende à Lei Federal nº 13.935/19 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
Secom – PMP