03 OUT 2023
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Prefeitura reforça sinalização de trânsito na rua Giácomo Paro
Foram instalados 80 tachões refletivos para dividir as pistas de sentido contrário de direção
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana reforçou a sinalização da rua Giácomo Paro, nos cruzamentos com as avenidas Maria Chica, Adolpho Hecht e Rui Barbosa. No local, foram instalados tachões de sinalização para canalizar fluxo de veículos, principalmente próximo ao conjunto de semáforos da via.
Foram instalados 80 tachões refletivos nas linhas divisórias da pista de mão dupla de direção. Segundo o secretário de Trânsito, Daniel Rodrigueiro, os tachões têm a finalidade de dividir as pistas de sentido contrário de direção para evitar a transposição entre as faixas.
“Essas estruturas delimitam as pistas de rolamento e impedem que os veículos circulem de uma pista para outra. Como a rua Giácomo Paro é uma via de trânsito intenso, buscamos reforçar a sinalização para garantir a segurança no trânsito e impedir acidentes”, explicou.
O secretário de Trânsito destacou que atualmente Penápolis possui uma frota 55 mil veículos. Desse total, 15 mil são motocicletas. “A rua Giácomo Paro registra um alto volume de tráfego, de 500 a 800 veículos por hora. Em 2023, a via foi o local onde ocorreu a maior parte de acidentes de trânsito”, afirmou.
“De 20 acidentes registrados na Giácomo Paro, 15 envolveram motos. Para reduzir esse risco, estamos investindo na sinalização e na ordenação do trânsito. Fizemos a instalação de um novo conjunto de semáforos, sinalização de solo diferenciada e, agora, instalamos os tachões”, contou o secretário.
Rodrigueiro ainda enfatizou que, mesmo com todas as intervenções no trânsito, a principal medida preventiva de acidentes é a responsabilidade do motorista. “É necessário que o condutor de qualquer tipo de veículo respeite a sinalização de trânsito. Paciência e tolerância são as principais atitudes para um trânsito seguro. Caso contrário, é impossível solucionar os problemas de trânsito”, concluiu o Secretário de Trânsito, Daniel Rodrigueiro.