04 DEZ 2023
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Inscrições abertas para curso de uso de drones nas engenharias
Profissionais interessados em aprender sobre a utilização de drones nas engenharias podem se inscrever no curso gratuito que será realizado neste sábado, dia 9 de dezembro. A iniciativa é uma realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis, em parceria com a Prefeitura de Penápolis.
O curso oferece 40 vagas para pessoas com mais de 18 anos. As inscrições são feitas exclusivamente pelo link https://forms.gle/hWQWcF1vF2cGcYcL7 até o dia 8. O curso é presencial, com carga horária de oito horas e certificação. Os participantes terão aulas teóricas e prática, das 8h às 17h, com intervalo para almoço.
A aula teórica será realizada no Auditório do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental), localizado na avenida Adelino Peters, 217 – Vila São Vicente. A aula prática acontecerá em uma área no Jardim do Lago II. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3652-3013.
O instrutor principal do curso será o engenheiro agrônomo, Washigton Rioji Yassuda, com os instrutores convidados, o geógrafo Gustavo Henrique de Oliveira e o diretor da empresa AtaGeo, Rafael Yoshiaki Neves Matsuoka.
No decorrer do curso o profissional aprenderá sobre a aplicação de aeronaves não tripuladas nas mais diversas áreas da engenharia e arquitetura, apresentando a contextualização histórica, atual e futura da utilização dessas ferramentas. O curso abordará os conceitos legais sobre a regulamentação de voo, entre eles, a exigibilidade de habilitação, a homologação da aeronave e do controle na Anatel.
O curso apresentará ainda quais os equipamentos disponíveis atualmente para a realização de levantamentos aerofotogramétricos discriminando quais as vantagens e desvantagens de cada aeronave, os tipos de controle, as câmeras e sensores, os softwares e aplicativos para planejamento e processamento de voo, as configurações de hardware necessárias e os equipamentos de apoio terrestre.
O evento gratuito é uma realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis, em parceria com a Prefeitura de Penápolis e apoio do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), Mútua-SP e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Secom - PMP