21 FEV 2024
Obras no Parque Maria Chica entram em fase de pintura e acabamento cerâmico
O Parque Maria Chica recebe investimentos de mais de R$2,1 milhões de recursos próprios
Quem passa pelas proximidades do Parque Municipal Maria Chica, já percebe a diferença e as melhorias que estão sendo executadas com as obras de revitalização desse importante cartão postal da cidade.
Atualmente, as obras no Parque estão em fase de pintura e acabamento cerâmico em seus diversos ambientes esportivos, de lazer e recreação.
O Parque Maria Chica possui mais de 38 mil metros quadrados e receberá investimentos de mais de R$2,1 milhões de recursos próprios para reforma e revitalização dos espaços existentes, além da construção de novas áreas de lazer e atividades físicas para as famílias penapolenses.
O prefeito Caique Rossi informou que todas as estruturas existentes no Parque serão melhoradas, como a pista de caminhada, Ginásios de Luta e Ginástica Artística, pista de skate, academia ao ar livre. “Além disso, outros espaços serão construídos, como um pergolado, redário, playgrounds, lanchonete, praça, palco de apresentações artísticas, fonte interativa e muito mais”, acrescentou.
“O Parque Maria Chica será transformado numa espécie de clube a céu aberto e gratuito para toda população. Queremos que as famílias voltem a frequentar os espaços públicos, além de atrair visitantes da região”, disse o prefeito.

Novos espaços
Todo o fechamento do Parque será revisado e instalado um pórtico de entrada, com letreiro de identificação. Será implantado um amplo pergolado, próximo ao palco para apresentações artísticas e da fonte interativa, que serão construídos no espaço.
O prédio existente será adequado e transformado para o funcionamento de uma Lanchonete, com cozinha e sanitários para funcionários. Também serão construídos novos sanitários para os usuários, uma Praça de Convivência, uma nova Quadra de Areia e uma Pista de Areia para a prática de atividades físicas.
O Parque Maria Chica também contará com dois playgrounds para as crianças, seis quiosques com bancos e mesas de concreto e espaço para Redário.

Reformas
Com relação aos espaços já existente do Parque, serão reformados o prédio da administração e a pista de caminhada que receberá nova pintura e a instalação de sete bebedouros ao longo do percurso.
O lago existente no parque – que funciona como uma bacia de contenção de águas de chuva – terá toda a área fechada com cercamento em eucalipto e arames. O minicampo de futebol também será reformado, com a instalação de novas telas metálicas e refletores de iluminação. A academia ao ar livre será reinstalada em novo local.
Haverá ainda a ampliação da iluminação geral do Parque, com instalação de mais 10 pontos de luz de solo, garantindo a segurança do parque.

Ginásios e Pista de skate
O projeto de revitalização do Parque também contempla a reforma dos Ginásios e da Pista de skate. O Ginásio de Lutas receberá pintura geral, instalação de climatizadores de ar e de tatame olímpico, além da limpeza do piso e aplicação de resina.
No Ginásio de Ginástica Olímpica, será executada a reforma dos vestiários, sanitários, instalação de novos revestimentos, climatizadores de ar e pintura geral do prédio.
Na Pista de Skate, serão refeitas as rampas e equipamentos de concreto, com a instalação de novo piso cimentado polido e nivelado para a prática do esporte. A pista receberá nova pintura, instalação de telas antipássaros sob a estrutura da cobertura, além de reparos no sistema de iluminação.
Os trabalhos são executados pela empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda EPP, vencedora da licitação, pelo valor de R$2.161.969,36, com recursos próprios do município.