Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
03 ABR 2024
Núcleo Superação celebra Dia Mundial do Autismo
Café da manhã especial foi servido aos alunos autistas e seus familiares
Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na última terça-feira, um café da manhã especial no Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação”.
O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi, da secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, da equipe de profissionais do Núcleo Superação, além das crianças autistas atendidas pelo Núcleo, seus familiares e demais professores gestores representantes da rede municipal de ensino.
O prefeito Caique Rossi falou sobre a importância do diagnóstico das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sentido de acolher essas crianças e seus familiares e proporcionar atividades que estimulem o seu desenvolvimento e interação social.
A secretária de Educação, Neira Pinheiro, mencionou as diversas ações que a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo para acolher e ajudar os alunos com TEA, como por exemplo, o atendimento especializado no Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação” e também a série de capacitação voltada aos profissionais sobre o tema. “A capacitação dos nossos profissionais sobre o autismo, possibilita que eles entendam melhor sobre o assunto e saibam agir e interagir com as crianças autistas”, explicou.

Sem preconceito
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns se tornam pianistas ou cantores extraordinários.