Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
29 ABR 2024
Cia Alternativa promove oficina de improvisação neste final de semana
Cia Alternativa de Teatro abre inscrições para oficinas formativas
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que estão abertas as inscrições para a Oficina gratuita “O despertar da pré-expressividade no jogo da cena” que será realizada pela Cia Alternativa de Teatro, nos dias 03, 04 e 05 de maio, por meio de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
A oficina é voltada para atores e atrizes de Penápolis e região que buscam explorar sua imaginação, criatividade e individualidade artística através da improvisação. A atividade será conduzida em parceria com o ator e diretor teatral, Heitor Gomes. Ao todo, serão 16 horas de oficina, com 25 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas no site da Cia Alternativa. (Clique Aqui!)

Pré-expressividade
A oficina “O despertar da pré-expressividade no jogo da cena” pretende treinar a imaginação e criatividade de elenco teatral, bem como ampliar a sua percepção para identificar suas individualidades criativas e diferentes tipos e procedimentos de jogos cênicos, tendo a improvisação como dispositivo criador.
Para isso, os três encontros buscam proporcionar a compreensão do que é jogo de cena e os recursos pré-expressivos que podem ser acionados para favorecer a espontaneidade dos atuantes na cena teatral.
Os encontros acontecerão no CEUs das Artes (rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida), sendo: dia 03/05 (sexta-feira), das 19h às 22h; dia 04/05 (sábado), das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h; e dia 05/05, das 8h30 às 13h30.

Salto Artístico
A atividade integra o projeto de aprimoramento artístico da Cia Alternativa “Pagu: um Salto Artístico no Interior de São Paulo”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o projeto, em breve serão realizadas outras três oficinas: “Dispositivos psicofísicos para preparação corporal de elenco”, “Voz e expressividade na composição da partitura cênica”, “Dramaturgismos e dramaturgia da cena em processo”.
Além disso, no dia 11 de maio, também acontecerá a Conferência “Antimanual prático para acessibilidade cultural”, ministrada pela convidada Cintia Alves, que é diretora teatral, roteirista, pedagoga e pesquisadora de acessibilidade estética.
A Cia Alternativa oferece ainda uma Residência Artística, proporcionando ao público uma imersão completa no processo de produção do espetáculo inédito “Pagu”, contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal.
As inscrições para todas essas atividades devem ser feitas no site www.alternativa.ciadeteatro.com.br.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024