Foi realizada na última quarta-feira, 05, uma nova etapa de atividades do projeto municipal Escola de Governo, desenvolvido pela Prefeitura de Penápolis. Com isso, mais 128 servidores receberam capacitação no âmbito da carreira.
Todos os servidores em questão passam atualmente pela fase chamada de Estágio Probatório, mecanismo instituído pela Lei 2618 de 09 de junho de 2022.
Trata-se de um período de três anos, durante o qual a aptidão, habilidade e capacidade dos recém contratados serão objeto de avaliação especial para o desempenho no cargo. Nesta fase são observados fatores como assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. A aquisição de estabilidade fica condicionada ao desempenho satisfatório na Avaliação Especial de Desempenho do Estágio Probatório.
A capacitação para estes funcionários da Prefeitura, lotados na secretaria municipal de Educação, foi ministrada pela secretária municipal de Planejamento, Rosangela Vecchia. Segundo ela o projeto Escola de Governo serve para, neste caso, ambientar o servidor sobre as carreiras e competências, instruir sobre o funcionamento dos órgãos públicos, entre outras atividades afins.
“Este processo de qualificação, dentro de uma Política Pública de Recursos Humanos, é fundamental para assegurar que os funcionários estejam atualizados com as normas, práticas e legislação aplicáveis à esfera pública, além de desenvolver uma visão abrangente e comprometida com o interesse coletivo”, disse.
“Uma das funções da Escola de Governo é de fato proporcionar a profissionalização do servidor público”, acrescentou.
Além desta etapa de qualificação, outros funcionários da prefeitura já foram beneficiados pela Escola de Governo, passando por formações nas áreas de Gestão Pública, Licitação e Contratos Administrativos, Política Pública de Assistência Social, Contratos e Fontes de Financiamento, Política Urbana e Política de Saneamento Ambiental, Aplicação das Normas de Direito, Atividades Desenvolvidas pela Advocacia Pública do Daep, entre outras.
“A formação contínua no setor público é essencial para a melhoria dos serviços prestados à população”, salientou Rosangela.
“As prefeituras possuem uma estrutura complexa que deve funcionar com critérios rígidos de legalidade e interesse público. Para que isso aconteça, é preciso qualificar o servidor, a fim de que tenha os conhecimentos gerais e específicos necessários de sua área”, concluiu ela.
Secom – PMP