Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Penápolis realiza diversas ações em alusão à Campanha “Abril Azul”, cujo mês é dedicado à conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nesta quarta-feira, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para marcar a data, o Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação” realizou um café da manhã especial para os familiares de alunos da rede municipal de ensino, atendidos pelo serviço.
O encontro contou com a presença da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que os responsáveis explicaram aos pais e familiares das crianças, quais as formas de atendimento realizado em cada secretaria, direcionado às pessoas autistas.
A supervisora da Educação Infantil, Maria Teresa Alves Vianna Monteiro Coimbra – representante da secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro – falou sobre o atendimento feito pela equipe multiprofissional do Núcleo “Superação” com foco no apoio pedagógico, visando o desenvolvimento das habilidades dos alunos com TEA, sua aprendizagem, socialização e o manejo de comportamento feito pelos educadores nas escolas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, falou sobre a importância da emissão da Carteira de Identificação para Autista, além do Colar de Girassol e os abafadores de ruído para pessoas que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista) que estão disponíveis para retirada, gratuitamente, nas unidades de CRAS. “Todas as pessoas da comunidade com diagnóstico definitivo de TEA têm direito a receber estes itens”, frisou.
A Secretaria de Saúde também oferece atendimento clínico para pessoas autistas com terapeutas, por meio do Cimpe – Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis.
Para a coordenadora do AEE – Atendimento Educacional Especializado, Mariza Dias Teixeira, além de celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, esse tipo de encontro também é importante para o fortalecimento da parceria Escola – Saúde – Família – Assistência Social. “Nosso objetivo além de conscientizar a comunidade sobre o Autismo é também estabelecer o vínculo entre as pessoas com TEA e os profissionais da área”, acrescentou Mariza.
Exposição e Palestra
A Prefeitura de Penápolis convida toda população para visitar a exposição “Conscientização do Autismo” que durante todo o mês de abril estará no saguão do Paço Municipal, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A exposição conta com trabalhos produzidos pelos alunos da rede municipal de ensino e também painéis interativos para quem quiser fazer fotos. O Paço Municipal fica localizado na avenida Marginal Maria Chica, 1.400 – centro.
E no próximo dia 15 de abril, às 19h, será realizada a palestra “Do nascimento à descoberta do autismo – O autismo na visão de um autista”, com o escritor e palestrante Marcos Petry e participação da sua mãe Arlete Boing Petry. O evento acontecerá no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe. A palestra é voltada para profissionais da educação, assistência social e familiares de alunos autistas.
Dia Mundial
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.
Secom – PMP