Representantes das entidades do terceiro setor participaram, nesta terça-feira (01), de uma capacitação sobre a informatização da prestação de contas dos recursos públicos recebidos. A iniciativa foi organizada pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) da Prefeitura de Penápolis, na Funepe.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, todas as entidades que recebem recursos públicos devem realizar a prestação de contas da aplicação desses valores. “A informatização que foi implantada em 2024 e nesse curso fizemos uma reciclagem das informações”, explicou.
Atualmente, toda a prestação de contas é informatizada. As entidades devem prestar contas dos repasses de recursos municipais, estaduais e federais. “Essa informatização já está de acordo com as novas normativas do Tribunal de Contas. Todo o sistema é interligado, inclusive no Sistema Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos)”, afirmou o secretário.
Participaram da capacitação, representantes da Apae, Associação Unidos Pela Vida, Moveca, Lar Vicentino, Adefipe, além dos membros da Comissão de Prestação de Contas do Terceiro Setor e as diretoras de departamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Ainda de acordo com o secretário, a informatização era uma necessidade para se adequar às exigências do Tribunal de Contas, além de trazer mais agilidade à análise da prestação de contas que hoje é em tempo real. Anteriormente, essa análise era anual e com a entrega física dos documentos.
“Isso garante maior eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos e efetividade no cumprimento dos planos de trabalho. Também propicia a utilização correta dos recursos fazendo com que as entidades não tenham que devolver recursos por algum erro em sua utilização”, conclui Pedro Sanchez.
Secom – PMP