Cerca de 35 servidores participaram na sexta-feira (30) de uma capacitação voltada para a fiscalização e gestão de contratos e licitações de obras e serviços de engenharia. O curso teve duração de oito horas e aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A capacitação foi ministrada pela advogada e especialista em direito público, Mariana Barros e abordou aspectos introduzidos pela nova lei de licitações. Participaram servidores de todos os setores da Prefeitura de Penápolis. O secretário de Administração, Pablo Ambrósio Ianela, explicou que essa é uma nova etapa de uma série de cursos voltados aos servidores.
“A fiscalização e a gestão de contratos são extremamente importantes para a gestão pública. É uma ferramenta para garantir que o objeto contratado pelo poder público seja entregue e executado de acordo com as cláusulas contratuais, de forma eficiente e efetiva, sem prejuízos para a administração pública”, enfatizou.
“São cursos fundamentais para que os servidores possam realizar suas funções na gestão e fiscalização de contratos. Precisamos oferecer conhecimento e recursos para que os nossos colaboradores possam exercer esse trabalho com segurança e de forma mais efetiva”, afirmou o secretário.
Recentemente, os servidores também participaram de um curso sobre processo administrativo disciplinar e sindicância. “Levantamos as necessidades dos nossos servidores e fizemos um planejamento de capacitações para atendê-los. São conhecimentos importantes para garantir a efetividade e a legalizada do serviço público”, conclui Ianela.
O prefeito Caique Rossi destacou que esses cursos são uma forma de valorização do funcionalismo público. “Os servidores são responsáveis pelo funcionamento dos órgãos municipais e precisamos oferecer as melhores condições e oportunidades para que executem o seu trabalho da melhor forma possível, contando com todo nosso apoio”, enfatizou o prefeito.
Secom – PMP