A equipe de profissionais do Núcleo de Escuta Especializada da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) recebeu recentemente a visita do novo delegado da Delegacia de Defesa da Mulher, Paulo Alves de Araújo Filho. O encontro teve o objetivo de apresentar a estrutura e o atendimento prestado pelo órgão.
O Núcleo de Escuta Especializada funciona nas dependências da Biblioteca Municipal Prof. Jayme Monteiro (avenida Ivanoé de Cunto 326, Vila Formosa). Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, a equipe apresentou ao delegado o protocolo e o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência implantados no município.
“Esse alinhamento entre os dois órgãos é fundamental para a continuidade do trabalho desenvolvido no município. É um trabalho executado em conjunto, respeitando a atribuição de cada órgão, para assegurar a proteção de crianças e adolescentes em casos de violência”, afirmou.
O Núcleo de Escuta Especializada é um espaço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência e atua para garantia de direitos da criança e do adolescente, no que diz respeito tanto à identificação como ao encaminhamento de questões relacionadas à violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional).
Para organizar e padronizar o atendimento, foram elaborados o protocolo e o fluxo de atendimento do Núcleo de Escuta Especializada, em parceria com os órgãos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.
O protocolo de funcionamento foi elaborado pelos membros do Comitê Intersetorial da Escuta Especializada, com base legal estabelecida na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Secom – PMP