Com objetivo de orientar a comunidade sobre os riscos, tratamento e prevenção da hipertensão arterial, além de dar outras dicas importantes de saúde e qualidade de vida, a equipe de agentes comunitários de saúde da Macro IV, localizada no bairro Planalto, promoveu no último dia 18 uma ação de campo. Durante a atividade, os profissionais percorreram as ruas do bairro para manter contato com a população.
No transcorrer da interação, que foi realizada inclusive junto aos estabelecimentos do comércio daquela região, foi feita a verificação da pressão arterial dos munícipes, além de distribuição de panfletos. Os agentes ainda fizeram orientações acerca de perguntas dos moradores.
A hipertensão é uma doença crônica que eleva o nível da pressão sanguínea nas artérias e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
Assim, a pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Por esta razão a doença foi escolhida como foco do Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. Os agentes comunitários de saúde da macro IV participam da iniciativa, fazendo o curso ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na modalidade à distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
O programa do Ministério da Saúde oferece cursos técnicos em Agentes Comunitários para promover a qualificação profissional e o vínculo mais forte com a população, além da integração da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Mais Saúde com Agente busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde ao qualificar Agentes Comunitários.
Os agentes de saúde têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social.
Secom – PMP