A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Penápolis está com inscrições abertas para o curso gratuito de Cuidador Infantil. A iniciativa faz parte do Programa Capacita Penápolis, em parceria com o Senac. As aulas terão início no dia 11 de agosto e são oferecidas 30 vagas.
Os interessados devem efetuar uma pré inscrição presencialmente na sede do Instituto Municipal de Profissões, localizado na avenida Marginal Maria Chica 1415, em frente à Prefeitura. É necessário apresentar um documento pessoal (RG ou CNH) e ter um e-mail válido para efetivar a inscrição.
O horário de funcionamento do Instituto Municipal de Profissões é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. As aulas serão ministradas no mesmo local, de segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h30. Ao todo, serão 160 horas de curso. A previsão de término do curso é em 26 de novembro.
O aluno deverá, no início do curso, ser maior de 18 anos e ter concluído o Nível Fundamental. O curso é voltado para quem gosta de crianças, tem paciência e sensibilidade, além de interesse em educação e desenvolvimento infantil.
Conteúdo
Durante o curso, o participante aprenderá a incentivar a autonomia e o desenvolvimento físico e emocional de crianças, além de auxiliar com a saúde, higiene e bem-estar. O conteúdo também abordará a teoria e prática sobre crescimento e desenvolvimento infantil, técnicas de educação positiva, estratégias de comunicação com a criança e responsáveis.
Os alunos aprenderão a auxiliar a criança em atividades diárias, como alimentação, higiene, estudo e lazer, entender as peculiaridades nas diferentes fases e condições da criança, agir em casos de vulnerabilidade social, psicológica e física, além de saber prever e lidar com alterações comportamentais da criança.
Ainda no conteúdo do curso, os participantes aprendem a lidar com situações de doenças, rupturas e cuidados paliativos, cuidar de crianças com deficiências físicas, intelectuais e transtornos psicológicos, garantir a segurança da criança e saber prestar primeiros socorros, se necessário e acessar programas voltados à criança disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) e no Cras (Centro de Referência da Assistência).
Secom - PMP