Como parte das ações do “Agosto Lilás”, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade a prestigiar a exibição do documentário “Ellas”, que acontecerá neste sábado, 09, a partir das 19h, no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe), com entrada gratuita.
Antes da exibição do filme, a comunidade também é convidada a participar da passeata “Juntas por Ellas”, com saída prevista às 18h, em frente ao Santuário São Francisco de Assis, com destino ao Núcleo Acadêmico e Cultural.
“Ellas” é um documentário sensível e impactante que reúne histórias reais de mulheres que enfrentaram situações desafiadoras e transformaram dor em força. A produção tem como objetivo dar visibilidade às experiências femininas por meio da arte e da escuta ativa, promovendo acolhimento, empatia e transformação.
O documentário aborda temas como violência doméstica, abuso sexual, assédio, feminicídio, autoestima, superação, sororidade, empoderamento feminino, entre outros temas sensíveis do universo feminino.
O projeto idealizado pela artista penapolense Pâmela Teixeira, foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal, com execução da Prefeitura de Penápolis e Secult.
Para a artista criadora do projeto, “Ellas” é mais do que um documentário.
“Estamos propondo um movimento de escuta, acolhimento e conscientização. Apoiar essa causa é contribuir para que mais mulheres se reconheçam, se fortaleçam e encontrem caminhos de liberdade e transformação”, ressaltou Pâmela Teixeira.
Experiência Imersiva
Durante os quase 70 minutos de exibição, o público é conduzido por uma experiência sensorial que une audiovisual, música e performance ao vivo. A trilha sonora autoral foi composta especialmente para o documentário e será interpretada ao vivo pela dupla Pâmella & Pariz. Também terá apresentação de dança (balé), com coreografias que acompanham cada momento do filme.
Após a exibição do documentário, o público feminino será convidado a participar de um workshop de defesa pessoal do projeto “Mulheres por Mulheres”, com orientações práticas e rodas de conversa conduzidas pelas instrutoras Amanda Cruz e Grasielli Torciani, com foco na segurança, autoestima e autonomia feminina.
Como encerramento, será realizado um “Tributo à cantora Marília Mendonça”, destacando o poder da música como expressão de vivências femininas.
Passeata
Antes da exibição do documentário, a partir das 18h, será realizada a passeata simbólica “Juntas por Ellas”, com saída em frente à Igreja Matriz, em direção ao NAC.
São convidadas todas as pessoas (mulheres, homens, jovens, entidades, coletivos e famílias) a fim de se unirem a essa caminhada de conscientização e apoio à causa feminina. A mobilização será feita a pé, de bicicleta, skate, patins ou patinete, numa curta e significativa caminhada rumo à transformação social.
“Essa união simbólica representa o encontro de vozes que se recusam a se calar diante da violência, do machismo e da injustiça. Junte-se a nós. Traga sua presença, sua força e sua esperança”, convidou a idealizadora do projeto, Pâmela Teixeira.
Serviço:
Data: 09/08/2025 (sábado)
Passeata: 18h – Saída: Igreja Matriz / Chegada: NAC
Exibição do documentário: 19h
Local: NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe
(Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, 170, centro – Penápolis/SP)
Entrada gratuita
Secom – PMP
(Com informações da A.I. do projeto Ellas)