A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) reuniu a equipe técnica das entidades parceiras da Prefeitura de Penápolis para o monitoramento e avaliação da prestação dos serviços. Estavam presentes representantes da Apae, Vila da Infância, Unidos pela Vida, Moveca, Adefipe e Lar Vicentino, além dos servidores do órgão gestor da secretaria.
A reunião foi realizada no último dia 17, na sede da Secretaria de Desenvolvimento social. O secretário da pasta, Pedro Luis Menti Sanchez, contou que o encontro abordou o monitoramento e a avaliação no processo de utilização do sistema de informação.
“Esse é um trabalho executado pelo departamento de regulação do sistema municipal de assistência social e pelo serviço de vigilância socioassistencial da Secretaria em apoio às entidades parceiras. Todas as ações constantes nos planos de trabalho fazem parte desse sistema de informação”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, através deste sistema, é possível verificar as metas constantes nos planos de trabalho e aferir indicadores de qualidade. “Apesar de não ser o único instrumento, o sistema é muito importante para essa avaliação. Esse sistema também é interligado ao sistema de prestação de contas”, acrescentou.
“Por exemplo, nesse sistema podemos verificar se as ações do plano de trabalho de cada entidade foram executadas, quantas pessoas foram beneficiadas, quais os materiais utilizados. Todas essas informações são interligadas e cruzadas com o sistema de prestação de contas”, esclareceu Pedro Sanchez.
As entidades devem prestar contas dos repasses de recursos municipais, estaduais e federais. “Hoje, toda a prestação de contas é feita de forma online e imediata. Isso garante maior eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos e efetividade no cumprimento dos planos de trabalho. Também propicia a utilização correta dos recursos fazendo com que as entidades não tenham que devolver recursos por algum erro em sua utilização”, conclui Pedro Sanchez.
Secom – PMP