As equipes técnicas das unidades socioassistenciais da Secretaria de Desenvolvimento Social foram incrementadas com a contratação de profissionais de educação social. Os educadores sociais atuarão diretamente com a comunidade, em grupos de convivência e projetos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, esse é um importante passo na Política Pública de Assistência Social de Penápolis. “Essa é a primeira vez que Penápolis passa a contar com os educadores sociais em suas equipes, como uma forma de mediar e acolher os usuários dos serviços socioassistenciais”, afirmou.
Os profissionais atuarão nos Centros de Referência de Assistência Social - Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” e no Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim”, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas "Valdemar Ferreira". Os serviços foram efetivados por meio de processo licitatório para contratação de empresa especializada.
O secretário de Desenvolvimento Social ainda explicou que o educador social exerce um papel estratégico na garantia de direitos e na promoção da cidadania, especialmente junto a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. “A sua atuação vai além do repasse de conteúdos: envolve mediação, acolhimento, convivência e fortalecimento de vínculos, ações fundamentais na área de assistência social”, destacou Pedro Sanchez.
“O educador social do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é um agente de transformação social, que trabalha na linha de frente com os usuários, promovendo convivência, fortalecendo vínculos comunitários e auxiliando no acesso a direitos, sempre em diálogo com a rede de proteção social”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social.
Secom – PMP