No início deste mês, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em São José do Rio Preto, representando o município de Penápolis no encontro regional do Programa Mais Médicos, promovido pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo.
O encontro teve o objetivo de acolhimento de profissionais da Medicina e Gestores Municipais de Saúde, para o fortalecimento do Programa Mais Médicos. Participaram da ação profissionais da Região de Saúde 12 e 19, DRS II - Araçatuba e DRS XV - São José do Rio Preto.
Representando o município de Penápolis, estiveram presentes os 10 médios que atuam no Programa Mais Médicos no município, realizando atendimento aos pacientes das UBSs – Unidades Básicas de Saúde e das 4 Macros de Saúde. Participaram também do encontro, representantes da equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde: a chefe de serviço da Macro Região 4, Carina Portero Moreira e a coordenadora das UBSs Sílvia Covas e Tropical, Ivania Patrícia Caldato de Souza.
O Programa Mais Médicos é uma das maiores políticas públicas que o Governo Federal dispõe para apoiar os serviços e as ações da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, com ênfase na promoção da saúde, no cuidado integral e na prevenção e no tratamento de pessoas com doenças crônicas.
Acolhimento
Durante o encontro regional realizado em Rio Preto, no dia 03 de outubro, foram abordados temas referentes ao Módulo de Acolhimento e Avaliação dos profissionais atuantes no Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma etapa obrigatória para os profissionais que se enquadram nos perfis 2 e 3 (brasileiros formados no exterior e estrangeiros). Essa etapa também é caracterizada como pré-requisito para integrar o programa.
Sendo assim, o encontro foi iniciado com o acolhimento dos participantes e na sequência, foram ministradas palestras com os seguintes painéis temáticos: Painel 1 - Panorama do Provimento Profissional e perspectivas; Painel 2 - Importância da supervisão acadêmica e tutoria aos profissionais; Painel 3 - Desafios e avanços da APS (Atenção Primária à Saúde) no território e por fim, o Painel 4 – UNA-SUS, sobre o Sistema Universidade Aberta do SUS.
Secom - PMP