A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã de hoje, 17, a Sala Vermelha do Pronto Socorro Municipal, destinada ao cuidado imediato de pacientes em estado crítico ou com risco iminente de morte.
O espaço foi devidamente adaptado para o serviço e estruturado com mobiliários adequados, equipamentos modernos, entre outros utensílios hospitalares, a fim de reforçar o atendimento de urgência no PS. Vale destacar que a Sala Vermelha já está em funcionamento de forma integrada ao fluxo do Pronto Socorro, atendendo pacientes encaminhados de Penápolis e microrregião.
O investimento realizado para sua implantação foi de mais de R$156 mil, por meio de emendas impositivas dos vereadores Paulinho do Esporte e Altair Reis, complementadas com recursos próprios do município.
Saúde é Vida
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Caique Rossi ressaltou a importância dos investimentos aplicados na área da Saúde. “Investir na saúde é investir na vida das pessoas. Por isso, não medimos esforços quando o assunto é a saúde da população. Todo e qualquer investimento é necessário e essencial, porque a vida de cada pessoa, não há valor que pague”, afirmou.
O prefeito agradeceu ainda os vereadores Altair Reis e Paulo Henrique Sanchez, autores da emenda impositiva, cuja verba foi destinada à implantação da Sala Vermelha.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, disse que a Saúde de Penápolis tem melhorado a cada dia e isso requer grandes esforços e investimentos. “Oportunamente, quero destacar a união entre os poderes públicos, Prefeitura e Câmara dos Vereadores, que possibilitou mais essa conquista”. O secretário Dr. Luiz Washington parabenizou ainda toda a dedicada equipe de funcionários do Pronto Socorro de Penápolis, que são fundamentais para o andamento do serviço e bom atendimento dos pacientes.
Estrutura
A diretora técnica da Santa Casa de Penápolis, a médica Mirela Fink, falou sobre a importância da implantação da Sala Vermelha no PS e dos demais investimentos que já foram feitos e outros que serão conquistados para melhorar a estrutura do Pronto Socorro e Santa Casa de Penápolis.
A nova estrutura da Sala Vermelha foi implantada conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo os padrões exigidos para unidades de pronto atendimento e hospitais de médio porte.
“Com esta estrutura conseguimos garantir um atendimento mais rápido, seguro e eficaz, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo complicações nos pacientes mais críticos”, concluiu a Dra. Mirela Fink.
Secom – PMP