O município de Penápolis esteve representado no Seminário de Educação Especial realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime São Paulo, nos dias 04 e 05 de novembro em Campos do Jordão (SP). Com o tema “Percursos e Travessias para uma Educação Integral e Equitativa: caminhos para uma prática humanizadora e humanizada”, o evento contou com a participação de secretários municipais de Educação do estado de São Paulo e suas equipes técnicas.
Representando o município de Penápolis, estiveram presentes a coordenadora de Educação Comunitária e Complementar, Mariza Dias Teixeira; a diretora de Departamento da Educação Infantil, Michelle Barthman Ferreira e o diretor de Departamento do Ensino Fundamental, Evandro Portilho Barbosa, contribuindo para o espaço de reflexão, diálogo e construção coletiva em torno da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
Para a coordenadora de Educação Comunitária e Complementar, Mariza Dias Teixeira, a temática do Seminário promovido pela Undime foi bastante pertinente, tendo em vista o momento de transformação da Educação no país, quando a atenção está voltada à Educação Especial e Inclusiva.
“Os temas abordados durante o seminário contribuíram para reflexões, cuidados, mudanças de posturas e principalmente a atenção às legislações”, comentou.
O diretor de Departamento do Ensino Fundamental, Evandro Portilho, ressaltou que a rede municipal de ensino está bastante adiantada com relação à Educação Especial e em conformidade com as normas apresentadas.
“Nossas escolas possuem salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) com profissionais especializados. Oferecemos todo suporte aos alunos, à equipe escolar e aos familiares. Contamos com profissionais de apoio; capacitação dos professores e equipe escolar; entre outros avanços na área”, informou.
A diretora do Departamento da Educação Infantil, Michelle Barthman, também citou os avanços da rede municipal de ensino com uma educação equitativa, acolhedora e promotora das infâncias. Destacou ainda a importância da parceria entre família e escola como partes corresponsáveis para a Educação Inclusiva.
A participação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação no Seminário da Undime contribuiu para o fortalecimento das políticas educacionais, reflexões e exemplos de práticas pedagógicas mais acolhedoras, colaborativas e transformadoras, a fim de garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes, dentro da diversidade humana.
Secom – PMP









