A Secult – Secretaria Municipal de Cultura convida toda comunidade para participar do encerramento do projeto “PunkZine” que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 21 de novembro, a partir das 20h, na Praça Armênia, localizada na Avenida Rui Barbosa, esquina com a Rua Amazonas, no centro da cidade.
A ação contará com diversas manifestações artísticas como exposição dos trabalhos realizados durante o projeto, oficina de confecção de fanzines e apresentação de Slam com premiação aos participantes. A atividade é aberta ao público de todas as idades, com participação gratuita da comunidade.
O evento marca o encerramento das atividades do projeto “Punkzine”, que reuniu dezenas de jovens artistas e escritores em oficinas realizadas na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, voltadas à criação de zines, poesias e expressão artística independente, a fim de valorizar a cultura urbana e as produções autorais locais.
O projeto idealizado pelos artistas visuais penapolenses, Hannah e Tom, teve como objetivo utilizar a arte urbana como ferramenta de educação e expressão para jovens, ensinando técnicas de produção de fanzine e lambe-lambe, de forma prática e acessível.
Encontro
Segundo comentou a artista visual e slammer Hannah, durante o encontro desta sexta-feira, 21, o público poderá conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos jovens durante as oficinas; participar da criação coletiva de novos fanzines e ainda assistir às apresentações de slam, poesia falada que mistura performance e crítica social.
Com o lema “Arte é Política”, o Punkzine propõe o diálogo entre arte, resistência e comunidade, aproximando a juventude da produção cultural através de linguagens acessíveis e experimentais.
Para a artista Hannah, a atividade contribui para a divulgação da arte urbana, levando cultura de forma gratuita e democrática para toda comunidade. “Além disso, a produção do PunkZine estimula ainda a criatividade e o pensamento crítico dos jovens por meio da arte”, acrescentou.
O Projeto Punkzine é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Penápolis, com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc 2023/2024, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Secom – PMP









