Em alusão à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, a Macro de Saúde 4, localizada no Jardim Planalto, convida todos os homens da região para participar de uma ação especial que será realizada na unidade nesta sexta-feira (28), a partir das 10h.
A campanha “Novembro Azul” tem o objetivo de alertar o público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
A equipe de profissionais da Macro 4 estará pronta para receber os homens da comunidade para conversar sobre o assunto, com atividades de orientação, palestra, testes rápidos e exames, tudo de forma gratuita.
Inicialmente será realizada uma palestra sobre “Conscientização do câncer de próstata”, ministrada pela equipe médica e de enfermagem da unidade. Após os esclarecimentos, o público masculino será convidado para a realização de testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e também o exame de sangue PSA, que avalia a saúde da próstata, sendo um importante marcador para rastrear o câncer de próstata, antes mesmo de surgirem os sintomas.
Vale ressaltar que todos esses exames serão realizados de forma gratuita e com total sigilo e privacidade aos pacientes.
A enfermeira chefe de serviço da Macro 4, Carina Portero Moreira, explica que infelizmente ainda existem muitos tabus sobre o assunto, o que dificulta a procura dos homens pelas unidades de saúde.
“É preciso incentivar os homens a buscar o serviço de saúde com regularidade e a não esperar os sintomas para agir; temos que quebrar o preconceito e falar abertamente sobre o câncer de próstata. Um simples exame pode salvar sua vida; portanto, a prevenção é a melhor forma de remediar”, ressaltou a enfermeira.
Fatores de riscos
A idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. No entanto, também pesam na estatística a história familiar da doença, a etnia e fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.
A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.
Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza, mas de coragem. Manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, evitar cigarros e o consumo excessivo de álcool são atitudes que fazem diferença no bem-estar e na prevenção de doenças.
Secom – PMP
*** Com informação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional









