Mais de 80 profissionais participaram na semana passada de uma capacitação sobre “O trabalho social com famílias na perspectiva da assistência social”, oferecida pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social). O curso foi realizado na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), com duração de oito horas.
Participou da capacitação, toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, além dos profissionais das entidades parceiras da Prefeitura. O curso foi ministrado pelo assistente social e especialista em Gestão Social e Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Lucas Ravacci.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que o trabalho social com as famílias é um dos pilares da rede socioassistencial. “Esse trabalho tem um papel estratégico para promover o bem estar das famílias, prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, esse trabalho social busca garantir o acesso aos direitos, além de acompanhar as famílias em situação de violação de direitos e estimular a participação ativa das famílias na sociedade. “Esse atendimento é realizado nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, acrescentou Sanchez.
“Durante essa capacitação, fizemos uma avaliação do trabalho realizado e se estamos realizando a formação dos cidadãos e fortalecendo a cultura dos encontros e do fortalecimento de vínculos. A capacitação também abordou a importância de identificar e conhecer os territórios onde o trabalho social é realizado”, explicou.
“Essa foi uma capacitação bastante interessante para que possamos incrementar os serviços oferecidos à população. Os grupos sociais de convivência e fortalecimentos de vínculos são fundamentais para a execução das políticas públicas de assistência social e a nossa função é sempre oferecer o melhor atendimento à comunidade”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez.
Secom – PMP