A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) iniciou uma série de oficinas para elaborar o Plano Municipal de Assistência Social, uma planejamento de ações de toda a rede socioassistencial para os próximos quatro anos, no período de 2026 a 2029. Uma das oficinas foi realizada nesta quinta-feira (27) com profissionais da área.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que o plano é um instrumento estratégico para garantir a evolução das políticas públicas de assistência social. “Para isso, contato com a participação da equipe técnica da Sedes, representantes das entidades parceiras e dos usuários da rede socioassistencial”, destacou.
“Esse plano será concluído até o final deste ano e guiará todas as ações dos próximos quatro anos. O seu funcionamento é semelhante ao PPA (Plano Plurianual), que é um instrumento de planejamento orçamentário dos governos municipais. Assim como o PPA, o Plano de Assistência Social define as diretrizes, objetivos e metas para a nossa área”, afirmou Sanchez.
Todo o processo de elaboração do Plano Municipal será executado em etapas. Uma das etapas ocorreu nesta quinta-feira (27) em uma oficina para ouvir a equipe técnica das unidades, de toda a rede direta e indireta. “Reunimos os profissionais de toda a secretaria e das entidades para que possam colaborar com o desenvolvimento do plano”, contou.
Uma próxima oficina está marcada para esta semana, com a participação dos usuários das políticas de assistência social. “Além de ser uma exigência legal, o Plano é um momento de construção que direciona o futuro das políticas públicas de assistência social, envolvendo todos os participantes”, finalizou Pedro Sanchez.
Secom – PMP