Na última semana a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Penápolis iniciou obras de melhoria na Estrada da Jacutinga, que se situa no prolongamento da Rua Sargento Moura, no bairro Cidade Jardim. O trabalho visa a recuperação de um trecho de 3.472 metros de extensão.
Para melhorar as condições de tráfego na estrada a Prefeitura está utilizando um material conhecido como resíduo de fresagem ou fresa. O referido material está sendo fornecido pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) por meio de convênio.
De acordo com a parceria, a Secretaria Municipal de Obras utilizará um total de 300 metros cúbicos de fresa. A previsão de término dos trabalhos é para 15 de dezembro.
O resíduo de fresagem é obtido por meio dos processos de recuperação de vias, onde é necessário remover a camada antecessora para dar lugar a um novo pavimento. Assim é feito o “desgaste” e remoção das camadas do asfalto ou concreto mais antigos.
A utilização de fresa para a manutenção e melhoria de estradas rurais não pavimentadas é uma prática eficiente, se caracterizando como uma solução econômica e sustentável para aumentar a trafegabilidade, já que é mais durável que outros materiais.
Em termos ambientais, a reciclagem do material fresado traz diversas vantagens, entre elas a reutilização dos agregados do pavimento deteriorado, sem necessidade de investir recursos na aquisição de cascalho, e poupando as jazidas.
A Prefeitura de Penápolis agradece ao Governo de São Paulo, por meio do DER, pela importante colaboração no trabalho de recuperação e melhoria das estradas rurais.
Secom – PMP