Algumas pessoas passam uma vida inteira tentando realizar o sonho de escrever um livro, publicá-lo e fazer com que suas histórias encontrem morada nas mentes e imaginação de outras pessoas. Mas a Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef “Profª Elza Nadai Silvino”, localizada no bairro Jardim Pevi, conseguiu encurtar esse caminho, incentivando a publicação e lançamento de livros escritos e ilustrados pelos alunos do 2º Ano A, com idade entre 6 e 7 anos.
A “Noite de Autógrafos” dos 23 pequenos escritores contou com a participação dos pais, familiares e comunidade escolar que prestigiaram o evento, parabenizando as crianças pelo lançamento de seu primeiro livro e incentivando-as nesta caminhada em busca de conhecimento, novas aventuras e muita imaginação.
A ideia de transformar cada aluno em escritor de seu próprio livro partiu da professora da sala, Claudia Perin Trajano; que por sua vez, contou com incentivo e apoio do então diretor da escola, o professor Evandro Portilho Barbosa, que viabilizou a parceria desse projeto com a plataforma educacional Estante Mágica.
Por meio da parceria, a plataforma forneceu treinamento e material de apoio pedagógico para a professora, equipe escolar e até mesmo sugestão de atividades para as famílias. A escola ficou responsável pela orientação dos alunos, realização das atividades ao longo do ano letivo e entrega do material para a produção da arte gráfica do livro.
Cada criança teve a liberdade de escrever a história que quisesse, fosse ela real, autoral ou ficcionada; produzindo um livro com 6 páginas escritas e 6 páginas ilustradas, com desenhos feitos pelos próprios alunos.
Exemplares
A Secretaria Municipal de Educação adquiriu exemplares do livro para cada aluno, a fim de que eles pudessem autografá-lo, levar para casa e mostrar para toda família e amigos o fruto de sua imaginação, trabalho e dedicação ao longo do ano.
Na plataforma da Estante Mágica, também é possível fazer a leitura on-line dos livros escritos pelas crianças e ainda solicitar a impressão de mais exemplares, por meio do código de acesso do aluno.
Durante a Noite de Autógrafos, alunos e professora receberam ainda um certificado de participação do projeto.
O ex-diretor da escola, Evandro Portilho, atualmente diretor de Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, parabeniza todos os alunos do 2º Ano pelo lançamento dos livros e também a professora Claudia Trajano e gestores da escola que abraçaram o projeto, contribuindo para a formação dos pequenos escritores.
A menina que não gostava de brincar
O projeto realizado pela Emef “Profª Elza Nadai” não só transformou alunos em escritores, como também transformou a vida das crianças e seus familiares. É o que confirma a auxiliar de serviços gerais, Daiane Regina Vieira, mãe da aluna do 2º Ano A, Lorena Beatriz Vieira Martines, autora e ilustradora do livro “A menina que não gostava de brincar”.
“Minha filha era uma criança muito fechada, falava pouco, não interagia com os colegas. Com a realização desse projeto eu percebi uma grande evolução, pois a Lorena começou a se expressar melhor, conversar com outras pessoas e até tomou gosto pela leitura”, disse.
A mãe conta que, em casa, nunca teve muitos livros. “Mas quando a Lorena começou a escrever seu livro, ela lia tudo o que via pela frente. E pra nossa família, é um orgulho imenso ter em casa o livro escrito e ilustrado pela nossa filha. Ficou lindíssimo!”.
Na oportunidade, a mãe Daiane Vieira agradece os professores Claudia Trajano e Evandro Portilho pelo incentivo aos alunos, pela confiança depositada nas crianças, provando que todos são capazes de realizar seus sonhos.
Secom – PMP









