As Bibliotecas Municipais de Penápolis têm vivenciado um período de notável aumento na demanda pelos serviços oferecidos, ao mesmo tempo em que se consolidam como importantes equipamentos culturais para a comunidade. O aumento expressivo do número de atendimento nas bibliotecas públicas evidencia a ampla participação popular nas atividades realizadas e o crescente acesso à leitura, à cultura e à formação cidadã.
De acordo com dados oficiais do setor, no período entre novembro de 2024 e novembro de 2025 foram registrados 25.819 atendimentos realizados nas duas Bibliotecas Públicas de Penápolis, um crescimento significativo, considerado recorde histórico de atendimento nas unidades.
Do total registrado, a Biblioteca Municipal “Profº Fausto Ribeiro de Barros” (centro) concentrou 21.565 atendimentos, enquanto a Biblioteca Municipal “Profº Jayme Monteiro” (Vila Formosa) contabilizou 4.254 atendimentos. Vale ressaltar que o monitoramento estatístico é feito diariamente, garantindo o acompanhamento sistemático da demanda.
Espaço Cultural
Para a chefe de Serviço das Bibliotecas, Jaqueline Monteiro Zanini, os números refletem a utilização diversificada das bibliotecas públicas de Penápolis como espaços culturais e educativos, cuja finalidade vai muito além do que apenas empréstimo de livros.
“Utilizamos os espaços das nossas bibliotecas para promover eventos artístico-culturais, projetos educativos, entre diversas outras ações que atraem diferentes públicos e de todas as idades, especialmente as crianças, fortalecendo a formação de leitores desde a infância”, comentou.
Segundo destacou Jaque Monteiro, o crescimento do público infantil é essencialmente relevante, pois evidencia a importância das bibliotecas como ambientes seguros, acolhedores, educativos e formativos. “Condições consideradas essenciais para o desenvolvimento intelectual e social das crianças e de transformação da sociedade”, acrescentou a chefe de serviço.
Programação diversificada
Como um dos fatores determinantes para o aumento da demanda nas bibliotecas de Penápolis, Jaque Monteiro destaca a programação diversificada, com atividades permanentes e temáticas realizadas ao longo do ano, que contribuem para a consolidação de um rico calendário cultural.
Dentre as principais atividades realizadas destacam-se: o projeto “Literatura em Foco”, com a análise de clássicos literários exigidos nos vestibulares das principais universidades do país; o “Festival Literário de Penápolis” que acontece no mês de abril; a “Semana Cora Coralina” em agosto; o programa “Viagem Literária” que oferece bate-papo com escritores e contação de histórias.
Além disso, as Bibliotecas Municipais também abrem suas portas para exposições de telas, fotografias dos artistas da cidade; lançamento de livros dos escritores e poetas penapolenses; saraus, oficinas, workshops, dentre outras ações propostas pela comunidade artística.
“Essas iniciativas refletem políticas públicas culturais e educativas que consolidam as Bibliotecas Públicas de Penápolis como espaços dinâmicos, democráticos e fundamentais para o desenvolvimento intelectual e cultural da comunidade, reforçando seu papel vital na promoção do conhecimento, da leitura e da cidadania”, concluiu a chefe de serviço, Jaque Monteiro.
Serviço:
A Biblioteca Municipal “Profº Fausto Ribeiro de Barros” fica localizada na Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – Centro; e a Biblioteca Municipal “Profº Jayme Monteiro” fica na Avenida Dr. Ivanoé de Cunto, 326 - Vila Formosa. O horário de atendimento nas duas unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esporadicamente, as bibliotecas também abrem aos finais de semana e em horário noturno, durante a realização de eventos culturais.
Secom – PMP









