A Secretaria Municipal de Cultura informa que já está disponível o cadastro on-line para as pessoas que desejam aprender a tocar algum instrumento musical que ainda não seja contemplado pelas aulas oferecidas pela Prefeitura de Penápolis. O “Cadastro Penapolense de Vocação Musical 2026” tem por objetivo identificar a demanda reprimida de outros instrumentos para contratação de professores pela Secretaria de Cultura, oferecendo aulas gratuitas para a comunidade interessada.
Para se cadastrar basta acessar o link https://forms.gle/oSd6dwBxPt3RMUxv8, preencher com seus dados pessoais e selecionar o instrumento musical de sua preferência. Os interessados poderão optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, teclado, fagote e oboé. O cadastramento on-line ficará disponível até as 23h59 do dia 13 de fevereiro.
O cadastro poder ser feito por qualquer pessoa interessada, de qualquer idade, com ou sem experiência prévia do instrumento selecionado.
Segundo explicou o secretário de Cultura, Lucas Casella, desde 2023 a Prefeitura tem investido em oficinas e projetos de formação artística e cultural, contemplando crianças, jovens e adultos.
“O município já oferece aulas gratuitas de dança, teatro, violão e canto coral. Por meio de parceria com o Projeto Guri, ampliamos o atendimento incluindo as modalidades de guitarra, baixo, percussão, iniciação musical, madeiras (flauta, clarinete, saxofone) e metais (trompete, trombone, euphonio, trompa e tuba)”, elencou.
De acordo com ele, o cadastro de vocação musical vai identificar a demanda por outros instrumentos, ampliando ainda mais a oportunidade de aprendizado e formação musical da população penapolense.
“Nosso objetivo também é abrir turmas para esses novos instrumentos, oferecer uma formação musical sólida aos alunos para que, futuramente, eles possam integrar a Orquestra Filarmônica de Penápolis”, acrescentou Lucas Casella.
Secom – PMP









