Os Centros de Referência de Assistência Social - Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” e o Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” realizam quinzenalmente encontros, voltados exclusivamente aos homens. A ação discute temas como família e comportamento.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, o grupo foi implantado em julho de 2025 e foi uma novidade para o acompanhamento familiar exclusivo para os homens. “Uma das nossas metas era incluir os homens neste trabalho de acompanhamento através do serviço Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família)”, afirmou.
“No serviço Paif é preciso olhar a família como um todo. Os grupos com mulheres, idosos e crianças contam com grande participação e são realizados há muito anos. Faltava esse olhar exclusivo para os homens, incluindo-os nesse acompanhamento familiar”, destacou o secretário.
“Percebemos que desde a implantação, o número de homens participantes foi crescendo com a busca ativa das unidades, com o boca a boca entre a comunidade. Hoje, inclusive, os grupos são realizados nas olarias da cidade. Os homens interessados podem procurar o Cras mais próximo de sua residência e, após passar por uma avaliação técnica, são incluídos nos grupos de acompanhamento”, contou.
“É um trabalho de inclusão e acompanhamento dos homens como integrantes do núcleo familiar, para criar e cultivar um espaço de fala, escuta, reflexão e aprendizado, para fortalecer as relações e os vínculos familiares, além da convivência em sociedade”, explicou Pedro Sanchez.
O Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” está localizado na rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida, junto ao CEU das Artes. O telefone é (18)3653-4893. O Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” fica na rua Manoel Arroio Valero, n° 201, Jardim Morada do Sol e o telefone é (18)3653-7291.
Secom – PMP