O Governo de SP anunciou investimento de R$37 milhões em ações de difusão cultural
O município de Penápolis marcou presença no Encontro de Gestores Culturais 2026, realizado na última segunda-feira, 26, na Sala São Paulo, considerada uma das mais importantes salas de concerto do mundo. O evento promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reuniu prefeitos, secretários municipais de cultura, gestores e equipes técnicas dos mais de 600 municípios paulistas.
Representando o município de Penápolis, participaram do encontro o secretário municipal de Cultura, Lucas Casella e o chefe do Serviço de Fomento à Produção Cultural, Armando Soares; os quais aproveitaram a oportunidade de prestigiar os painéis técnicos sobre os programas e ações da Secretaria de Estado da Cultura, além de trocar experiências e iniciar articulações com gestores de outros municípios.
Para o secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, a participação no encontro foi muito importante para estreitar o diálogo com outros municípios e também identificar novas oportunidades de projetos para Penápolis. “Conseguimos ampliar a nossa rede de informações e contatos; e ainda iniciamos as tratativas para trazer a exposição itinerante do Museu Afro Brasil e Museu Catavento para nossa cidade”, adiantou Lucas Casella.
O Encontro de Gestores Culturais contou com a presença da Secretária Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, além de autoridades como Gilberto Kassab, representantes do Sebrae-SP, Seade, Fundação Itaú, APAA, ECAD. Ao longo do evento foram apresentados o balanço da gestão estadual, os programas previstos para 2026 e dados sobre o impacto da cultura na economia paulista.
Difusão Cultural
Um dos momentos mais importantes do encontro foi quando o Governo de SP anunciou investimento de R$37 milhões em ações de difusão cultural que serão executadas ao longo de 2026 em municípios de todas as regiões do estado. Os recursos vão contemplar diferentes frentes da política cultural estadual, com foco na circulação de espetáculos, realização de festivais e valorização das culturas tradicionais paulistas.
De acordo com o governo estadual, para operacionalizar essas ações, a maior parte dos programas será acessada por meio de editais públicos, com lançamento previsto para o próximo mês de fevereiro.
Secom – PMP









