A Secretaria Municipal de Educação deu início nesta semana, a mais um ciclo de encontros formativos do Programa Nacional LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Dessa forma, cerca de 50 profissionais da Educação Infantil participaram nesta quinta-feira, 19, da primeira capacitação do ano, sendo que a formação acontecerá de forma continuada, de fevereiro até outubro de 2026, com encontros quinzenais.
Participam desse ciclo de formação continuada do programa LEEI os professores da Educação Infantil recém contratados e todos os educadores das Etapas I e II, que atendem aos alunos de 4 a 5 anos das escolas municipais.
Neste ano, a capacitação continuada do programa LEEI é ministrada pelas professoras formadoras Méryéllen de Almeida Oliveira Alves e Thalita Andressa dos Santos Gonçalves, as quais participam mensalmente de formação específica para replicar o aprendizado e sugestões de atividades às demais profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino.
O LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) é um programa nacional de formação continuada para educadores, focado no fortalecimento da alfabetização e letramento de crianças na pré-escola (4 e 5 anos), com base na oralidade e brincadeiras. Integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o curso de formação continuada utiliza materiais didáticos específicos (Coleção LEEI), combina encontros remotos e presenciais, valorizando práticas sociais de linguagem para qualificar o trabalho pedagógico.
De acordo com a chefe de Serviço de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, o objetivo do programa LEEI é capacitar professores e educadores da Educação Infantil para práticas de leitura e escrita que respeitem as especificidades da criança, promovendo o letramento desde cedo.
“Nessa perspectiva, o LEEI se configura como uma proposta formativa que articula ciência, arte e vida; considerando as vivências e experiências culturais das crianças, de suas famílias e das professoras, apropriando-se das linguagens orais e escritas para o desenvolvimento dos alunos desde a primeira infância”, acrescentou.
Para tanto, a metodologia do programa foca na linguagem oral, leitura e escrita, tratando-as como práticas sociais que integram o cotidiano através da brincadeira. Os participantes utilizam a Coleção LEEI como material didático próprio, focado em literatura infantil, contação de histórias e produção de textos.
Secom – PMP