A Secretaria Municipal de Educação promoveu recentemente uma formação específica para profissionais das empresas terceirizadas que trabalham no Serviço de Transporte Escolar. Foram realizados dois encontros formativos, sendo o primeiro para os motoristas e outro para os monitores do Transporte Escolar.
A formação foi conduzida pelo Chefe do Setor de Transporte de Alunos, Márcio Carrijo Vilanova, abordando temas pertinentes com relação às normas e condutas a serem seguidas no transporte escolar, tanto pelos profissionais (motoristas e monitores), quanto pelos alunos atendidos.
Segundo explicou o chefe do setor, todos os motoristas que atuam no Transporte Escolar já possuem, obrigatoriamente, curso de formação na área. “Entretanto, promovemos essa capacitação antes do início das aulas, a fim de reforçar as normas exigidas para os motoristas, monitores e alunos, já que o transporte de estudantes da zona rural e zona urbana também foi retomado junto com as aulas”, comentou.
Monitores
Na formação para os monitores, foram destacadas as suas obrigações, tais como: registrar a frequência dos alunos, tratar a todos com cordialidade, auxiliar no embarque e desembarque dos estudantes e na travessia de vias. Também foram abordados os direitos e deveres dos alunos, como por exemplo, ser transportado com segurança, ser entregue na escola dentro do horário estabelecido, obrigatório o uso do cinto de segurança, tratar a todos respeitosamente, proibição de colocar cabeça ou braços para fora do veículo, atirar lixo ou objetos pela janela, constranger colegas com apelidos, entre outras regras abordadas.
Normas de conduta
Para os motoristas do Transporte Escolar foram reforçadas as normas de conduta como dirigir com responsabilidade e segurança; também foi abordada a questão do relacionamento interpessoal; trajes; embarque e desembarque de alunos; manter a porta do veículo sempre fechada; preenchimento do tacógrafo; direção defensiva; orientar quanto ao uso obrigatório do cinto de segurança; habilidade do motorista prever o perigo, entre outros aspectos profissionais e comportamentais.
Secom – PMP