Integrando as atividades do projeto “Mãos da Paz”, esteve na cidade no último dia 08, o escritor Eraldo Mirando, autor do livro “Guerra e Paz”. Ele ministrou uma contação de histórias no Teatro Lúmine para os alunos dos 4ºe 5º anos da rede municipal de ensino que estão trabalhando seu livro em sala de aula.
A contação voltada para as crianças apresentou a história de Candido Portinari e dos Painéis “Guerra” e “Paz” em linguagem universal e lúdica. O escritor também narrou a história “Um ovo para paz”, onde foi debatido com as crianças o que são “Atos de Guerra e Atos de Paz”.
A chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufatto Soliani, comentou que durante o contato com o escritor Eraldo Miranda, os alunos foram sensibilizados para o assunto, aprendendo de forma divertida com o autor os conceitos de gerra e paz. “A guerra não é apenas imagens de armas e morte. Não aceitar o outro ou não aceitar as diferenças também é uma atitude de guerra. Por outro lado, a paz não significa apenas o desenho da pombinha branca; mas também ações de respeito ao universo multicultural e aos princípios da diversidade”, exemplificou.
Ao final do encontro, o autor Eraldo Miranda fez questão de se despedir de cada aluno com aperto de mão e um abraço, consideradas atitudes de paz.
Secom – PMP