Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 foi um grande evento que envolveu diversos países do mundo inteiro, em competições realizadas de 27 de julho a 12 de agosto. Aproveitando o assunto do momento, a equipe escolar do CEU (Centro de Educação Unificado) Profª. Darcy Aparecida Buranello Marin decidiu trabalhar o tema com os alunos, através do projeto “Jogos Olímpicos”.
O projeto foi desenvolvido durante os meses de maio, junho, julho e agosto, de forma interdisciplinar nas aulas de Educação Física, Artes e Inglês. Diariamente os alunos também acompanharam as competições do Brasil por um telão, além de ficarem atualizados com o quadro de medalhas em um painel exposto no pátio.
Durante as aulas de Educação Física, o professor Eduardo Manzano Sorroche trabalhou os jogos da Era Antiga e da Era Moderna, bem como seu processo evolutivo. Os alunos conheceram as Olimpíadas da Era Moderna, os símbolos olímpicos, os esportes presentes nos jogos de Londres 2012 e os locais de competição.
Além disso, vivenciaram ativamente alguns esportes da Era Antiga e aprofundaram os conhecimentos nos esportes da Era Moderna. Os alunos dos 3º Anos intensificaram a prática do Tênis de mesa, dos 4º Anos, a Esgrima e os dos 5º Ano a prática do Badminton. Depois houve uma troca de saberes entre as salas, sendo que os próprios alunos ensinaram seu esporte aos demais.
O professor Eduardo Manzano disse que o projeto teve por objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre um tema atual e constantemente veiculado pela mídia. “É imprescindível que os alunos conheçam e apreciem manifestações esportivas que são pouco valorizadas no país”, comentou o professor.
Já nas aulas de Artes, a professora Andrea Cristina Moreira Mendonça trabalhou a Dança, a Música e as Artes Plásticas sobre a cultura grega e a mitologia. Além disso, os alunos confeccionaram vasos gregos com argila, fizeram ilustrações em cartazes e pratos de papel.
Nas aulas de Inglês, a monitora Danieli Elias Richart trabalhou curiosidades sobre a língua Inglesa, vocabulário, cultura inglesa e também aspectos e peculiaridades da cidade de Londres, na Inglaterra, onde aconteceram as Olimpíadas de 2012.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Priscilla Rodrigues Torres, o projeto agregou várias áreas do conhecimento de maneira significativa e prazerosa, proporcionando às crianças acesso às artes, aos esportes e a uma língua estrangeira. “Um trabalho interdisciplinar, que garantiu uma aprendizagem ampla e significativa”, destacou a coordenadora.
Para finalizar o projeto, foi realizada no pátio da escola uma exposição sobre os Jogos Olímpicos com trabalhos realizados pelos alunos e pelos professores e também apresentação de uma dança grega e da mitologia.
Secom – PMP