O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) informa a população que serão feitas as inscrições para os interessados em trabalhar na Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). As pessoas interessadas devem comparecer na sede do Daep (Avenida Adelino Peters, 217) na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, das 7h30 às 11h, para preenchimento da ficha de inscrição.
As inscrições podem ser feitas tanto por homens quanto mulheres, pois a Corpe necessita do trabalho executado por pessoas de ambos os sexos. Porém, só serão aceitas inscrições de pessoas maiores de 21 anos e que residam em Penápolis. Para fazer a inscrições, é necessário que o candidato esteja munido dos seguintes documentos: RG, CPF e um comprovante de residência.
Todos os inscritos passarão por um processo de seleção, onde serão contratados de imediato, os primeiros 20 classificados. Os outros ficarão cadastrados na lista de espera e serão chamados conforme necessidade da Cooperativa.
O processo de seleção será realizado na semana seguinte às inscrições e será feito com auxílio de assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura. O resultado será anunciado na mesma semana e os primeiros 20 selecionados já iniciam o treinamento para trabalhar na Corpe. O Daep dará todo o suporte necessário nesse processo, inclusive fornecendo equipamentos de proteção individual e uniformes para os novos funcionários da Cooperativa.
Solução
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a contratação de pessoas para trabalhar na Corpe, visa solucionar os problemas da falha na coleta seletiva e do acúmulo de materiais recicláveis.
“O número de cooperados diminuiu ao longo dos últimos meses porque muitos procuraram outros serviços. Em consequência, a Corpe ficou sem funcionários para fazer a coleta do lixo reciclável e separar o material que chega ao galpão. Por conta disso, o Daep deslocou alguns servidores para fazer a coleta, porém acabou prejudicando o serviço de varrição de ruas”, explicou.
Diante essa situação, assim que assumiu o governo municipal, o prefeito Célio de Oliveira determinou que o Daep ajudasse a Cooperativa dos Recicladores a se reestruturar. “Então decidimos contratar com urgência novos funcionários para a Corpe. Além disso, o Daep também vai auxiliar na parte administrativa e já foram iniciados estudos para fazer algumas mudanças no Estatuto da Cooperativa. Dessa forma, acreditamos que em breve a Corpe voltará a ser o que era, desempenhando seu importante papel para o meio ambiente e sendo referência para cidades de todo o país”, finalizou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.
Secom – PMP