Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
17 OUT 2018
Unidades de Saúde fazem ações especiais no “Outubro Rosa”

A Macro III e a unidade básica de saúde no bairro Del Rey programaram para este mês atividades especiais em razão da campanha “Outubro Rosa”. Dentre as atividades realizadas estão a coleta do exame preventivo e orientação sobre o autoexame e câncer de mama e de colo uterino.
A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo esclarecer não só as mulheres, mas toda população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia a fim de prevenir contra o câncer de mama. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Nesta quinta-feira, dia 18, a UBS Del Rey funcionará com atendimento exclusivo para mulheres das 07h às 19h. Para realizar a coleta do exame preventivo, também chamado de papanicolau, as mulheres devem fazer o agendamento antecipado na própria unidade. As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade.
A enfermeira da UBS Del Rey, Fernanda Rodrigues Prado de Oliveira, explica que o horário alternativo visa atender todas as mulheres, inclusive àquelas que não podem comparecer no horário normal de expediente da unidade. “Além do horário diferenciado, ofereceremos um café da manhã e da tarde, além de orientações sobre o câncer mama e colo uterino”, contou.
A partir das 17h, a unidade também oferecerá às mulheres presentes um dia de beleza com massagem, cabelo e designer de sobrancelhas.

Macro III
Já na próxima segunda-feira (22), as ações acontecem na Macro III de Saúde, no bairro Santa Terezinha. Os exames preventivos serão coletados das 17h às 20h e é necessário que as mulheres façam agendamento prévio. A partir das 17h, será oferecido um café da tarde e as mulheres poderão participar de um spa de mãos com a esteticista Sendy Gomes.
Das 16h às 17h45, a equipe do Boticário fará uma limpeza de pele e maquiagem nas mulheres da unidade. Durante todo o dia também haverá orientações sobre o câncer de mama e de colo uterino. A enfermeira da Macro III, Daniela Prado Ribeiro, convida todas as mulheres que pertencem a unidade para comparecer à unidade nesta ação especial.
“Programamos atividades para que as mulheres possam usufruir das ações especiais em comemoração ao Outubro Rosa, além dos exames e orientações, oferecendo atividades que melhorem a autoestima e estimulem os cuidados das mulheres”, afirmou a enfermeira.

Exame
Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, deve procurar a unidade de saúde de referência para fazer a coleta do preventivo, de forma gratuita. O exame é fundamental para detectar alterações nas células do colo do útero e para prevenir o câncer no local.
O papanicolau é indolor, simples e rápido. Para realizar o exame, é necessário agendamento prévio. As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade.

Movimento
Na década de 1990, têm início no Brasil, o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024