A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa que iniciou o período para acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família, referente ao primeiro semestre de 2013. O munícipe beneficiado pelo programa do Governo Federal deve procurar sua unidade de saúde de referência para realizar os procedimentos necessários até o dia 30 de abril.
Todos os beneficiários precisam participar de acompanhamento na área da saúde, o que é condicionalidade exigida pelo programa.
As famílias assumem o compromisso de conferir o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, em caso de gestantes e nutrizes (que estão amamentando) na família, é necessário realizar o pré-natal e acompanhamento de sua saúde e do bebê.
As gestantes que não realizarem a devida verificação em suas respectivas unidades de saúde, não receberão auxílio mensal extra no valor de R$ 32,00 previsto pelo programa.
Recadastramento
Caso o beneficiado esteja com o cadastro desatualizado, deve procurar a SASC (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) para atualização imediata dos dados.
Sempre que forem modificados quaisquer dados como endereço ou renda mensal, as informações precisam ser alteradas. Também é necessário informar o novo endereço à unidade de saúde.
A SASC localiza-se na rua Nain Eid, 51 – Jardim Ipê (antigo Corpo de Bombeiros). Mais informações pelo telefone 3652-4603.
O programa
O Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo apoiar as famílias mais necessitadas através de transferência direta de renda. Além do auxílio mensal, as famílias assumem algumas condicionalidades, como o compromisso de acompanhar a saúde e a educação de todos os seus membros, principalmente das crianças e mulheres grávidas.
Para ter direito a se cadastrar, é preciso que a família não tenha uma renda mensal superior a R$ 140,00 por pessoa.
O programa atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país. Em Penápolis, beneficia mais de 1.700 famílias, segundo dados da SASC.
Secom – PMP