19 SET 2019
Projeto de floresta urbana é implantado na avenida Mato Grosso
As mudas foram plantadas no canteiro central e nas calçadas da avenida Mato Grosso

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) ampliou o projeto piloto de Floresta Urbana, com o plantio de mudas nos canteiros e calçadas da avenida Mato Grosso. Outros seis projetos estão em andamento em diferentes regiões da cidade.
“Floresta Urbana” é um método proposto pelo Governo do Estado de São Paulo, relacionado ao “Programa Município Verde Azul”. Ele aborda o conceito de que o morador não deve interferir no formato das árvores com podas ornamentais, e sim preservar as características originais da vegetação.
O projeto abrange também calçadas com artifícios drenantes, como grama ou calçamento específico para este fim. As espécies plantadas embaixo da fiação elétrica são de pequeno e médio porte. No lado oposto, são plantadas árvores de médio e grande porte, unindo os galhos das espécies e formando uma espécie de “túnel” de árvores.
A primeira etapa do projeto foi implantada em setembro de 2014, na rua das Palmas no Residencial Sílvia Covas. No ano seguindo, a ação foi ampliada o bairro Pereirinha, nas ruas do Pereirinha e Calil Amin Sader. Em 2016, o plantio de árvores foi feito na rua Luiz Fattori, no Jardim Panorama e na rua Serafim Bogo, no Residencial Santa Leonor. Em 2017, o projeto foi implantado na rua Enio Soliani, no bairro Aparecida.
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, afirmou que o projeto é um exemplo prático dos benefícios que as árvore proporcionam ao longo do tempo. “Morar próximo às áreas bem arborizadas na forma de uma floresta pode trazer benefícios à saúde em vários aspectos, além de melhorar a temperatura do ambiente e a qualidade do ar”, enfatizou.
O secretario de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Agnaldo Cesar Martins Tomé, acrescentou que a prefeitura desenvolve diversas iniciativas para incentivar o plantio de árvores.
“Por exemplo, para que o proprietário consiga o habite-se, é necessário o plantio de uma muda em frente ao imóvel. A Secretaria de Agricultura também fornece toda a orientação ao morador que deseja plantar uma muda em suas residências. É só entrar em contato com a nossa equipe, pelo telefone 3652.3122”, disse o secretário de Agricultura.