Sexta-feira, 29 de Março de 2024
20 SET 2019
Dia Mundial da Limpeza terá ação em diversos bairros amanhã
O evento visa evitar o descarte irregular de resíduos, como acontece em alguns pontos da cidade

Passeata de conscientização sobre descarte irregular reúne parceiros no centro da cidade

Em celebração ao Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de Penápolis, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e parceiros participam amanhã (21) de uma ação de limpeza e conscientização em diversos pontos da cidade. A limpeza será realizada a partir das 07h e às 11h, os participantes realizam uma passeata pela região central da cidade.
O Dia Mundial da Limpeza é um evento internacional para a conscientização sobre o descarte irregular de resíduos sólidos. Participam da limpeza o Tiro de Guerra 02-027, o Rotaract Club de Penápolis XV de Março e Lions Club de Penápolis. As equipes atuarão na limpeza de diversos pontos onde há descarte irregular de resíduos. Também será feito um trabalho de conscientização, com a distribuição de panfletos.
Atiradores do Tiro de Guerra farão a limpeza da Linha Férrea e os membros do Lions Club de Penápolis, na avenida Marginal Maria Chica, nas proximidades do Terminal Rodoviário. Os jovens do Rotaract Club de Penápolis XV de Março percorrerão a região dos Residenciais Gualter Monteiro, Sílvia Covas, Osvaldo Vizoni.
Já os jovens do Leo Clube de Penápolis estarão no Jardim Aeroporto e na Cecap executando a limpeza e a conscientização dos moradores. A equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental) do Daep concentra a limpeza no Residencial Gimenes e São Francisco e na região do Cemitério Caminho da Paz.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde fará a limpeza da área aos fundos da antiga Campezina, no Alphaville. Já as equipes do Daep atuarão em dois locais, na avenida Marginal Winter Alberton do Residecial Rosa Alberton e na avenida Laudelina Teixeira Grigolato, no Residencial Gimenes.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente fará o recolhimento de galhos das áreas verdes do Residencial Sílvia Covas e Gualter Monteiro.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o objetivo do evento é conscientizar que todos são responsáveis pela limpeza urbana e pelos cuidados com a cidade e meio ambiente.
“Temos alguns pontos de descarte ilegal em que a limpeza é feita em um dia, e no dia seguinte, o local está cheio de lixo novamente. Por isso, é fundamental contar com o apoio dos moradores para mantermos a cidade limpa”, destacou Batata.

Dia Mundial
O “Dia Mundial da Limpeza” ou “World Cleanup Day” é um evento mundial que ocorre anualmente no dia 21 de setembro. A ideia teve início na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Em sua última edição, em 2018, 17 milhões de pessoas de 158 países participaram do Dia de Limpeza.
No Brasil, o movimento teve início em 2001. Em 2018, o Dia Mundial da Limpeza reuniu 363 cidades que se mobilizaram pela causa com mais de 100 mil participantes. Mais de duas mil toneladas de resíduos foram coletadas de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras.