08 OUT 2019
Penápolis recebe dois ônibus do Programa Caminho da Escola
Vice-prefeito Feltrin recebeu oficialmente os veículos durante cerimônia na manhã desta segunda

Nesta segunda-feira, dia 07, o vice-prefeito de Penápolis, Carlos Alberto Feltrin, esteve na capital paulista participando da cerimônia de entrega de ônibus escolares para os municípios, promovida pelo Ministério da Educação e o Governo de São Paulo. Na oportunidade, recebeu oficialmente as chaves de dois novos ônibus destinados ao transporte escolar de Penápolis.
Os ônibus foram conquistados por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Roque Barbieri, com o apoio dos vereadores Francisco José Mendes, o “Tiquinho” e José Antônio Chacon, o “Cabeça”.
O evento foi realizado no Parque Villa Lobos e contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Além do vice-prefeito de Penápolis, também participaram do ato os vereadores da cidade, Reginaldo Sacomani, o “Nardão”, e Francisco José Mendes, além do encarregado do Transporte Escolar Municipal, Márcio Carrijo Vilanova.
Os veículos são zero quilômetro, Mercedes-Benz, com carroçaria Caio, e atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.
O Mercedes-Benz ORE 2 possui características específicas para aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para choques elevados e itens de acessibilidade, como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), plataforma elevatória veicular e mecanismo antiesmagamento nas portas.
A doação dos dois novos veículos ocorre através do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação via FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O programa se destina à renovação da frota dos veículos utilizados no transporte escolar, como forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede publica da educação básica, com qualidade e segurança, especialmente aqueles residentes na zona rural.