Terça-feira, 23 de Abril de 2024
15 OUT 2019
Universidade Gratuita: Inscrições abertas para vestibular da Univesp

A partir de hoje (15), está aberto o prazo de inscrições para o vestibular da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) que oferece 40 vagas para o polo de Penápolis. Serão oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso: Licenciatura e Computação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br.
São 20 vagas para o curso de Licenciatura, onde os ingressantes poderão optar, a partir do segundo ano, por uma das habilitações em Letras, Matemática e Pedagogia. Mais 20 vagas são destinadas ao eixo de Computação e os alunos poderão optar entre três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação.
Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. As inscrições terminam no dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas serão realizadas em 01 de dezembro e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.

Isenção de taxa
De hoje, às 15h, até sexta-feira (18), às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Ainda há a possibilidade de redução de 50% do valor da taxa de inscrição para candidatos que preencham os requisitos previstos na Lei Estadual nº 12.782/17.
É necessário que os estudantes estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Cursos
O vestibular traz uma novidade para o polo de Penápolis. Após um ano e meio de estudos, os alunos do eixo de Computação poderão optar por um dos três cursos, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação. Caso continue por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma como engenheiro.
Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. Em Penápolis, o polo funciona na Emef Casa da Amizade.
No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal UnivespTV no de Youtube.

Secom – PMP (*Com informações da AI Univesp)