Já está vigorando desde a última segunda-feira (28) o novo horário de funcionamento dos sete ecopontos existentes na área urbana de Penápolis. As unidades, que antes funcionavam das 08h às 12h e das 13h às 19h, agora fecham um pouco mais cedo, às 17h, de segunda a sábado, incluindo feriados. No domingo os ecopontos ficam fechados.
De acordo com o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, o Batata, as alterações se devem à necessidade de adequação à legislação trabalhista.
Atualmente existem sete ecopontos abrangendo vários bairros da cidade para receber resíduos de pequeno volume de construção civil, podas de árvores e materiais recicláveis. Com isso, o município visa evitar que as pessoas joguem lixo nas estradas rurais e terrenos baldios.
Para quantidades maiores existe uma área própria para entulhos na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (ao lado do Aterro Sanitário). Não é permitido depósito de lixo doméstico e animais mortos nos ecopontos.
O Daep está analisando a proposta de instalação de câmeras de monitoramento em todos os ecopontos a fim de melhorar o monitoramento.
Batata reforçou a recomendação para que a população utilize os ecopontos e contribua com o meio ambiente.
“Jogar resíduos em locais impróprios gera multa e prejudica o meio ambiente, pois os materiais são levados para os rios e entopem as galerias de águas pluviais, além de causar doenças e proliferação de animais peçonhentos”, alertou.
Confira a localização dos ecopontos em Penápolis:
• Ecoponto Jardim Pevi: rua Elpídio Ribeiro, 400
• Ecoponto Jardim Tropical: rua Matias Martins Garcia, 739
• Ecoponto Jardim Del Rey: avenida Avelino Bilche Filho, 1190
• Ecoponto Parque Industrial: rua Francisco Colnaghi, 85
• Ecoponto Cidade Jardim: avenida Maria Rosa Passafaro Altimari, 1050
• Ecoponto Santa Terezinha – rua Altino Vaz de Melo s/n, em frente ao Lar Vicentino
• Ecoponto Silvia Covas – rua Thomaz Henrique Beneduzzi de Paiva, 29
Secom – PMP