No último dia 30 a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social de Penápolis) realizou em sua sede uma capacitação com as equipes das sete entidades assistenciais parceiras, que prestam atendimento a vários programas sociais na cidade. A iniciativa teve objetivo de habilitar os técnicos para utilização do Sistema Informatizado de Controle.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Suely Valdstein de Queiroz, esse sistema já é implantado na própria secretaria (órgão gestor), nas duas unidades de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Bolsa Família e Cadastro Único.
“Com essa capacitação será possível integrar todas as entidades com os órgãos da nossa secretaria, possibilitando uma unificação das informações da população usuária”, explicou Suely.
“Certamente haverá mais agilidade e eficiência no atendimento, pois o sistema informatizado de controle reúne dados essenciais no trabalho do dia a dia. Essa unificação permite rápido encaminhamento das questões”, acrescentou a secretária.
Rapidez
Suely citou um exemplo das vantagens do uso do sistema: “Acessando o banco de informações poderemos saber na hora do atendimento se determinado munícipe já é atendido em algum programa social, qual a entidade está vinculado, se recebe benefícios como BPC ou Bolsa Família, se é referenciado ao Cras ou não, se já recebeu cesta básica, entre outras informações importantes para o bom andamento do trabalho”, contou.
Atualmente desenvolvem 16 programas em parceria com a Sasc as entidades Unidos pela Vida, Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), SOS (Serviço de Obras Sociais), Casa da Sopa, Vila da Infância, Lar Vicentino e Apae).
Secom – PMP