Terça-feira, 23 de Abril de 2024
13 JAN 2021
Consórcio realiza manejo de solo em propriedades da bacia do Lajeado
Serviço efetuado em propriedades localizadas nos bairros rurais Araponga e Saltinho do Lajeado

Dentre várias atividades desenvolvidas pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado está o manejo e conservação do solo, ação que tem a finalidade de evitar o assoreamento deste curso d’água, único manancial de abastecimento da cidade. Exemplo desta atuação é o serviço que foi efetuado recentemente em propriedades localizadas nos bairros rurais Araponga e Saltinho do Lajeado.
Segundo informou o coordenador do consórcio, Luiz Antônio Parladore, foram executados trabalhos de curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais, já que ambas as propriedades fazem parte da bacia hidrográfica di ribeirão Lajeado.
No bairro Araponga, a propriedade beneficiada tem cerca de 10 alqueires, e a outra, no bairro Saltinho do Galinari, possui aproximadamente 4 alqueires.
“Nestes locais foram feitas curvas embutidas bem profundas, com a utilização de máquina pá carregadeira. Assim será possível conter a água da chuva e evitar erosões e assoreamento do rio”, explicou.
Diferentemente do que ocorre em muitas cidades do país, Penápolis felizmente não enfrenta problemas de abastecimento de água, e essa situação ocorre justamente pelo trabalho de proteção da nascente e afluentes do ribeirão Lajeado, que é feito há 30 anos pelo consórcio.
Criado em 1991, e composto pelas cidades de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado é o responsável pela recuperação e preservação de toda sua bacia hidrográfica.
Além de curvas de nível e bacias de contenção da água de chuva nas propriedades, também é tarefa do órgão realizar, quando necessário, o replantio de espécies nativas nas áreas de preservação permanente para recomposição da mata ciliar, serviços de terraceamento e construção de açudes.
“A mata ciliar é a vegetação que fica às margens do rio e a sua preservação mantém a qualidade da água, evitando ainda os problemas de erosão no solo”, explicou o coordenador.
Também são executadas pelo consórcio diversas melhorias nas estradas rurais que dão acesso a propriedades.