Terça-feira, 23 de Abril de 2024
02 ABR 2021
CORONAVÍRUS
“Postão” será unidade de atendimento para sintomas da covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa à comunidade que a partir de segunda-feira, 05 de abril, o Centro de Saúde - Macro II, conhecido como “postão do centro”, prestará um serviço de atendimento exclusivo a pacientes com sintomas da Covid-19.
No local serão realizadas consultas médicas, dispensação de medicamentos e exames de RT-PCR. A unidade fará o atendimento dos sintomáticos respiratórios de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. A entrada para este serviço deve ser feita pela porta principal, na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins.
A medida é para promover a melhoria do fluxo de atendimento nas unidades de saúde, que vêm recebendo um número intenso de suspeitos para avaliação. Logo, a centralização de pacientes com sintomas de Covid-19 numa única unidade favorece a rotina das demais, referente a outras patologias.
Além disso, a medida auxilia na manutenção da característica principal do Pronto Socorro, que é o atendimento às urgências e emergências.
Devem procurar a Macro II os sintomáticos respiratórios: tosse, febre, dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, entre outros. Para os casos em que o paciente se encontre com falta de ar, o mesmo deve buscar o atendimento no Pronto Socorro.
Os usuários devem se atentar a algumas mudanças necessárias no atendimento rotineiro daquela unidade, pois o mesmo teve de ser adequado para esta situação:

•    FARMÁCIA

A Farmácia Básica que funciona no postão será transferida para outras duas Macros de Saúde: Macro I no Jardim Eldorado, e Macro III na Vila Santa Terezinha.
No postão do centro da cidade funcionará apenas a Farmácia de Alto Custo e para casos judiciais e assistenciais.

•    MÉDICOS - SAÚDE DA FAMÍLIA

Haverá ainda o redirecionamento dos atendimentos médicos da ESF (Estratégia Saúde da Família).
A chamada Área 12, cujo atendimento ocorre com a médica Maria Vitória Vegas, será transferido para a Macro III (Vila Santa Terezinha), nos mesmos horários.
Já a chamada Área 13, cujos moradores são atendidos pela médica Juliana Bragalda, foi redirecionada para a Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim.

•    SALA DE VACINAS, ENTREGA DE LEITE E ZONA RURAL

Permanecem funcionando normalmente na Macro II a Sala de Vacina e o atendimento médico a pacientes moradores da zona rural.
O serviço de distribuição de leite, relacionado ao Programa Viva Leite, também continua sendo feito no postão, como de costume.
Todos estes atendimentos terão entrada específica e exclusiva pela porta lateral da unidade, que fica na rua Fernando Ribeiro de Barros, no horário das 11h às 15h.

•    PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA

As famílias que recebem o benefício social do Bolsa Família, e que devem passar por atendimento de pesagem, necessitam se atentar que a partir de segunda-feira (05) o atendimento será efetuado na Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim.

•    ODONTOLOGIA

Por conta das restrições relacionadas à pandemia, os atendimentos odontológicos no postão já estavam suspensos, com atendimento efetuado apenas em situação de urgência.
Os possíveis casos de urgência que surgirem, pertencentes àquela unidade, deverão ser atendidos na Clínica Odontológica Municipal, na avenida Marginal Maria Chica.

•    ORTOPEDIA E GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA

Os atendimentos das áreas de Ortopedia e atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia foram todos transferidos para a Macro de Saúde I, no Jardim Eldorado, nos mesmos horários.

•    PEDIATRIA

Os atendimentos da área de Pediatria foram todos transferidos para a Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio, nos mesmos horários.

•    ENDEREÇOS DAS UNIDADES

Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado)

Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, centro)

Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha)