Sexta-feira, 29 de Março de 2024
06 ABR 2021
DAEP
Comarca é representada no Comitê da Bacia do Baixo Tietê

No último dia 31 foi realizada a eleição para composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT). O processo foi realizado de forma online, atendendo às recomendações de evitar eventos e aglomerações, referentes à pandemia da Covid-19.
Fazem parte da Bacia do Baixo Tietê 42 municípios, sendo 15 prefeitos destas cidades escolhidos para serem membros titulares do comitê. O prefeito de Penápolis, Caíque Rossi, juntamente com o prefeito de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama, foram eleitos para fazerem parte destes representantes.
Durante a reunião, também foi realizada a votação para eleição do novo Presidente do CBH-BT, sendo eleito o prefeito de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes.
Ainda neste processo, o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Carlos Alberto Bachiega, foi escolhido para representar a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), da qual o Daep faz parte.
Já o coordenador do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Luiz Parladore, foi eleito representante das entidades de recuperação florestal.
O CBH-BT é um órgão deliberativo composto por municípios localizados na foz do Rio Tietê, sendo que a sede fica no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Birigui.
A coordenação geral do comitê é feita pelo Secretário Executivo, Luiz Otávio Manfré, que é responsável pela coordenação e planejamento das atividades durante o período de mandato.
O atual comitê eleito terá dois anos de mandato, sendo que possui 45 membros com representação tripartite: 15 dos municípios, 15 da sociedade civil e 15 dos órgãos do Estado de São Paulo.
O prefeito de Penápolis, Caíque Rossi, ressaltou a importância do comitê como gestor da política pública de recursos hídricos e disponibilização de recursos financeiros para a implementação de projetos que beneficiem a questão hídrica da bacia.