Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
08 ABR 2021
DAEP
Varrição Compartilhada mapeia participantes

Com o intuito de fazer uma análise da distribuição espacial dos participantes do projeto Varrição Compartilhada, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) mapeou a localização das pessoas que aderiram à iniciativa. Com base nestes dados, o intuito é ampliar o projeto com a criação do Projeto Saneamento Solidário.
No momento, há 2.700 cidadãos cadastrados que aderiram ao projeto e assim, recebem gratuitamente sacos de lixo e vassouras para contribuir com a limpeza urbana em frente ao seu imóvel. No mapa, os pins amarelos indicam os locais onde os cidadãos residem. Todos os bairros da cidade possuem participantes.
O projeto consiste em uma parceria entre o Daep e a comunidade. Vassouras e sacos de lixo serão entregues gratuitamente aos moradores que aderirem ao projeto para que contribuam com a limpeza urbana com a varrição da via em frente a sua residência.
Após a limpeza, os sacos serão recolhidos juntamente com a coleta de lixo domiciliar. A entrega dos materiais é controlada pelo Daep que também monitorará o uso especificamente para o projeto e o zelo dos materiais doados.
Interessados em participar do projeto Varrição Compartilhada podem se inscrever gratuitamente na sede do Daep, localizada na avenida Adelino Peters, 217. É necessário apresentar CPF, RG e comprovante residência. O atendimento é das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Novos projetos
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, afirmou que a participação das pessoas nas políticas públicas é primordial para o seu êxito e que, neste caso, já está sendo feito melhorias para sua ampliação.
“A equipe interna do Daep já está planejando diversas frentes de ações, destacando a criação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos, construções de mais dois ecopontos em formatos diferentes dos existentes, melhoria no projeto de zeladoria urbana e ampliação do sistema de coleta por contêineres”, enumerou Bachiega.
Outra melhoria que está em andamento é regulamentar todos os projetos já existentes relativo à gestão de resíduos sólidos a fim de integrar as ações existentes no nosso município.