A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) celebraram um acordo de cooperação técnica e tecnológica para o compartilhamento de tecnologias, sistemas, softwares e inovações. Com a formalização desta parceria, será possível o compartilhamento de sistemas e tecnologia entre os órgãos públicos.
O coordenador da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura Pedro Paulo Fernandes Silva, explicou que a iniciativa do acordo de cooperação surgiu após estudos iniciais de fluxo de trabalho, transparência e desburocratização.
“Identificamos a necessidade de um sistema digital e interno para o Setor de Protocolo da Prefeitura. Desta forma, sugerimos um acordo de cooperação técnica junto ao Daep que já possui um sistema próprio desenvolvido por seus servidores. Essa é uma solução benéfica e sem custos, além de um avanço na transparência e eficiência”, destacou.
A parceria entre Daep e Prefeitura compreende a troca ou a cessão de sistema para aperfeiçoamento dos processos internos, tecnologias pró-cidadão e pró-eficiência de prestação de serviços públicos. A cooperação entre os envolvidos visa o aprimoramento das gestões e amparo mútuo na busca de capacitação técnica e de sistemas.
O acordo de cooperação visa melhorias significativas nos processos internos ao implantar sistemas já operacionais, estudar melhorias e uso em todos os setores. Por meio da informatização de setores, o objetivo é permitir melhor transparência e uma gestão integrada.
A cooperação terá vigência de dois anos, com renovação automática por igual período, se nenhuma das partes se manifestarem contrárias. Vale ressaltar que o acordo não gerará custos para as partes envolvidas, pois não envolvem prestações pecuniárias ou obrigações financeiras. O objetivo único é o compartilhamento de tecnologias, sistemas e procedimentos.
Secom – PMP