Nesta semana, a Apap (Associação de Proteção aos Animais de Penápolis) iniciou o projeto Tampet, com a distribuição de tambores no comércio local para arrecadar tampinhas plásticas. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
O projeto tem o objetivo de envolver a comunidade local na separação de tampinhas plásticas. Os recursos obtidos com a venda do produto serão revertidos na construção de uma clínica veterinária na Apap. Os tambores estão sendo distribuídos em bares, lanchonetes, restaurantes, clubes de serviço, escolas, ecopontos e grandes empresas.
A iniciativa também conta com o apoio das entidades parceiras que disponibilizaram os locais para serem pontos de arrecadação. Os tambores reciclados foram pintados pela equipe do Centro de Educação Ambiental do Daep que também providenciou os adesivos para a identificação do projeto.
Para o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, trata-se de um projeto que reúne a conscientização ambiental com a reciclagem de plástico com o auxílio nos tratos dos animais. “O intuito é sensibilizar as pessoas por meio da colaboração coletiva e unindo esforços para um bem comum”, afirmou.
Conforme explicou o presidente da Associação de Proteção aos Animais de Penápolis, Lauro Kussano, a ideia de construir a clínica veterinária possibilitará que a instituição tenha autonomia para a castração dos animais de rua, dando velocidade e eficácia ao procedimento, com baixo custo.
Até o momento, os locais de arrecadação são: Supermercado Eldorado, Supermercado Cortez, Supermercado Pevi, Trocinhos Bar e Marmitaria, DAEP, Supermercados Big Mart, Supermercado Mais Solar.
Secom – PMP